TEORIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA Prof. Jean C. Moreno
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Centro de Ciências Humanas e da Educação
Introdução ao ensino de História
ESCOLARIZAÇÃO
Fenômeno bastante complexo que envolve questões culturais, sociais,
econômicas e políticas.
Uma obrigação e um direito.
A História escolar é uma disciplina de caráter pedagógico que
assume uma dimensão de significar a existência humana no e com o tempo.
NOSSO OBJETIVO
“ a construção de uma nova mentalidade a respeito do papel da
escola, de sua função social, e, mais que isto, a construção de uma nova
concepção a respeito de o que, como e para que ensinar
História, tendo claro para quem se ensina (...)” (Selva G. Fonseca)
SUPERAÇÃO
“...a história invariavelmente apresenta-se como algo externo
ao aluno, algo exótico ou como espetáculo, que não lhe diz respeito. Resta aos
estudantes, uma vez que se situam numa posição de não-saber, memorizar,
assimilar este conhecimento acumulado, cujos depositários fiéis são os manuais
didáticos e a autoridade do professor”. (STEPHANOU, 1998, p. 41)
POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
Estratégias de ensino (utilização de filmes,
documentos escritos, imagens, canções, atividades de pesquisa, etc.)
Pensar a aprendizagem (os alunos
precisam desenvolver estruturas históricas úteis para se orientar no tempo –
Rüsen).
PETER LEE
PROBLEMA CENTRAL: O QUE SIGNIFICA “SABER HISTÓRIA”?
Literacia: conjunto de competências próprias da aprendizagem
histórica.
PENSAR O ENSINO DE HISTÓRIA
INTERVINDO SOBRE:
Uma CULTURA HISTÓRICA
Uma CULTURA ESCOLAR
AONDE QUEREMOS CHEGAR ENSINANDO HISTÓRIA PARA NOSSOS ALUNOS?
A intencionalidade formativa da História necessita estar
presente, ou seja, ensina-se História com um objetivo.
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