segunda-feira, 4 de abril de 2016

1o BIMESTRE DIDÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA

DIDÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA
Prof. Jean C. Moreno

 

Programa (1º bimestre)

a) Consciência Histórica

b) Juventude, Escola e Ensino de História

 

(composição da nota bimestral)

Ver cronograma

Apresentação / debate

6,0

Ver cronograma

Relatório dos debates

1,0

14/4

PCC definição do tema

Levantamento Historiográfico

1,0

05/5

PCC Relevância do tema

Questões de Diagnóstico

2,0

19/5

Prova

10,0

 

Apresentação e debate

Critérios para avaliação da apresentação

Preparação coletiva.

Exposição do texto de maneira clara e objetiva.

(ideia central; ideias secundárias, exemplos interessantes).

Extrapolação: argumentação embasada no texto indicado ou em pesquisas complementares.  Levantamento de problemas.

 

Relatórios

Entrega no mesmo dia da apresentação.

Modelo no Gurgos

Ideia central do texto

Ideias secundárias

Exemplos utilizados pelo grupo

 

PCC: Produção de material didático

Semana de História

Tema geral: Desenvolvimento da Consciência Histórica.

Experiência, Interpretação e Orientação.

 

PCC Definição do tema
Levantamento      Historiográfico

14 de abril.

Qual o tema? – explicar o recorte (2 parágrafos)

Levantar quais são os textos historiográficos imprescindíveis para entender o tema.

Ver Revistas de História (Biblioteca Nacional, História Viva, etc.)

Entregar a lista dos textos (mínimo 5 autores) que vão ler até o 3º bimestre.


PCC Relevância do tema

05 de maio

Em um texto (de uma a duas páginas) responder:

Porque é importante trabalhar com o tema escolhido para o mundo atual e para a realidade em que vivem nossos alunos?

O que vocês esperam que mude - que acrescente - na visão de mundo dos seus alunos após o trabalho com este tema?

(informações x pensamento histórico)


PCC Questões de Diagnóstico

05 de maio

Investigação a respeito da consciência histórica de estudantes do Ensino Básico.

Escolher uma série (6º ano do Fundamental ao 3º do Médio) de uma escola.

Elaborar de 5 a 10 questões  para perceber as representações que os estudantes trazem a respeito do tema escolhido.

Para turmas do 6º ou 7º ano pode-se pedir um desenho.

 

PROVA

19/5

Textos-base

Conteúdo dos debates

Conteúdo das aulas expositivas

Prova: critérios avaliativos

Compreensão dos textos.

Relação dos textos com a situação atual do ensino de História



Articulação com o que foi debatido em sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário