Identidade e Aprendizagem Histórica

ENTRE TEXTOS E CONTEXTOS:<br>caminhos do ensino de história


POR TEXTOS E CONTEXTOS: IDENTIDADE E APRENDIZAGEM HISTÓRICA

O presente capítulo busca apresentar e refletir um pouco sobre a trajetória do Grupo de Pesquisa Ensino de História (GPEH) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), assumindo que na linha de frente da arena de combate do Ensino de História está a questão da concepção de aprendizagem e seus laços com a formação de identidades. Buscando unir formação docente e pesquisa, analisando, principalmente, livros didáticos e o pensamento histórico de professores e estudantes da Educação Básica, as iniciativas do GPEH, conquanto centrarem-se na ação intra-escolar, não deixaram de considerar a escolarização como um fenômeno ligado a contextos sociológicos e culturais mais amplos, associando, portanto, o ensino escolar de História a uma história pública ou às culturas históricas mais gerais diluídas pelo corpo social. 

Autor: Jean Carlos Moreno

Link: Editora CRV

Nenhum comentário:

Postar um comentário