Quem somos nós, os brasileiros? A questão não é nova. Há muito tempo vem sendo debatida pela sociedade brasileira. Os sentidos das identidades de um grupo ou de uma nação não estão cindidos de toda uma postura ético-moral que se projeta como horizonte.
O discurso presente nos livros didáticos de História também está imerso neste processo da busca constante de uma sociedade para conseguir se olhar no espelho e enxergar de frente os desafios que historicamente lhe constituem.
Em um trabalho minucioso, o autor analisa 40 anos da produção didática de História, indicando que as representações elaboradas pelos livros didáticos estão inseridas em espaços de negociação que demonstram o campo de forças que se estabeleceu nos diversos momentos históricos analisados, ajudando-nos a pensar os próprios interesses, aspirações, dilemas, medos e limites da sociedade brasileira contemporânea.
Texto da orelha esquerda:
Tomando os
manuais didáticos da disciplina de História como objeto de estudo, este artigo
pretende apresentar uma trajetória possível na investigação das relações entre
a produção didática e a circulação de modelos identitários, entendendo o manual
didático como meio de comunicação e o autor (ou a autoria) como mediador
cultural.
Os livros didáticos de História são objeto de grandes polêmicas
que circulam na imprensa. O trabalho realizado pelo professor Jean Carlos
Moreno encara de frente estes debates. A percepção do diálogo sincrônico e
diacrônico entre os diversos manuais permitiu-lhe acompanhar os processos de
negociação, a conjunção de certos espaços discursivos e as representações que
estes constroem da(s) identidade(s) brasileira(s) como produtos simbólicos em
circulação e, assim, analisar as representações contidas nos livros
didáticos de História como narrativas de brasilidade.
Sumário
Prefácio.............................................................................................................11
Introdução.........................................................................................................15
1. A questão das identidades...........................................................................19
2. Permanências, reiterações e rupturas nas representações da(s)
identidade(s) brasileira(s).................................................................................23
3. Organização do trabalho.............................................................................27
Capítulo I. Livros didáticos, ensino de história, identidades:
delimitações e intersecções..............................................................................31
1. Livros didáticos: seus limites e possibilidades.........................................31
2. A nação como projeto identitário e os dilemas da identidade
nacional no Brasil.............................................................................................58
3. O código disciplinar e a produção didática da história.........................91
Capítulo II. Produção didática de história e representações
identitárias sob o estado autoritário.............................................................115
1. Sociedade e educação na década de 1970...............................................115
2. A produção didática de história na década de 1970 e a questão
das identidades................................................................................................130
Considerações parciais...................................................................................230
Capítulo III. O avistar de um campo aberto: a produção didática
de história na retomada da democracia política.........................................235
1. A abertura política, os movimentos sociais e a educação....................237
2. Em torno do ensino de história...............................................................239
3. Mercado editorial na década de 1980......................................................246
4. Livros didáticos e representações sobre as identidades dos
brasileiros em circulação na década de 1980..............................................248
Considerações parciais...................................................................................307
Capítulo IV. Identidades e livros didáticos de história após 20 anos de
democracia política........................................................................................311
1. Educação e sociedade no início do século XXI...................................312
2. O centro da polêmica: a obra Nova História Crítica e a questão
das identidades...............................................................................................324
3. Livros didáticos de história e a questão das identidades
no PNLD 2011...............................................................................................334
Considerações parciais...................................................................................372
Considerações finais.......................................................................................377
Quem Somos Nós. Autor: Jean Carlos Moreno. 448 páginas.
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