CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA
CINEMA – CULTURA ESCOLAR
Vídeo-tapa buraco;
Vídeo-enrolação;
Vídeo-deslumbramento.
José Manuel Moran
não é satisfatório didaticamente exibir o vídeo sem
discuti-lo, sem integrá-lo com o assunto de aula, sem voltar e mostrar alguns
momentos mais importantes.
Na cultura dos estudantes
ligado a um contexto de lazer, e
entretenimento.
- Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso.
SENSAÇÃO DE “REAL”
“O cinema dá a impressão de que é a própria vida que vemos na
tela, brigas verdadeiras, amores verdadeiros. Mesmo quando se trata de algo que
sabemos não ser verdade [...]” Jean-Claude Bernadet
O vídeo explora o ver
... o visualizar, o ter diante de nós as situações, as
pessoas, os cenários, as cores, as relações espaciais...
O ver está, na maior parte das vezes, apoiando o falar, o
narrar, o contar histórias.
... um ver que está situado no presente, mas que se interliga
não linearmente com o passado e com o futuro.
Educar o olhar
Espectadores passivos - consumidos pelas imagens.
Aprender a “ler” o cinema é realizar esse rito de passagem do
espectador passivo para o espectador que analisa.
Fruir
A fruição de um filme combina a
intuição com a lógica, a emoção com a razão.
Combina, mas começa pelo sensorial,
pelo emocional e pelo intuitivo, para atingir posteriormente o racional.
Indústria Cultural
A cultura como mercadoria (música, telenovela, esportes,
etc.);
Entretenimento e valores.
Imagens em movimento
forte carga de realismo.
“O passado enquanto tal não existe no cinema. Toda ação
passada é um atual resgatado do vivido do drama por uma
implicação lógica ou psicológica: é o presente no passado, mas sempre é
presente” (MITRY, 1978, p. 158).
CONSIDERAÇÕES
Um filme
nunca será a expressão da “verdade histórica”;
Não há cem
por cento de objetividade no olho mágico da câmera;
Um filme não
é apenas um recurso didático, mas, principalmente, objeto de estudo.
FILME HISTÓRICO
O filme histórico evoca duas temporalidades o passado e o
presente.
Em muitos casos, o retorno ao passado funciona como um
instrumento de ocultação de um conteúdo presente que se deseja passar ao
espectador” (NOVA)
“O que deve ser buscado em um ‘filme histórico’ não é a
‘verdade histórica’ contida nele, mas a verossimilhança com o fenômeno
histórico que retrata” (NOVA)
PREPARAR
Um desconhecimento do professor transformará a exibição em
entretenimento, ou na única informação que o aluno terá sobre o período
estudado, plasmando, em suas mentes aquelas cenas como “verdadeiras”.
PREPARAR-SE
Como o filme conseguiu produzir em mim este ou aquele
efeito?,
Como o filme me conduziu a simpatizar com determinado
personagem e a achar outro odioso?,
Como o filme gerou determinada idéia, determinada emoção,
determinada associação em mim?
(Francis Vanoye,Anne Goliot-Lété)
ORGANIZAÇÃO
Análise do
filme pelo professor, salientando elementos estéticos, linguagem e conteúdo.
Definição
dos objetivos com o trabalho.
Elaboração
de questões e atividades.
Operacionalização:
tempo, espaço, parceria com outra disciplina.
Aplicação.
Ficha catalográfica
Época de
produção:
Temporalidade:
Localização;
onde se passa a narrativa:
Personagens:
Falas e
imagens destacadas:
Filme - Aplicação
MODELO1:
ASSISTÊNCIA DIRIGIDA
a)
Encaminhamento de questões e do olhar do aluno, através da explanação e do trabalho
prévio do professor.
b) Análise
do filme e atividades.
Vantagem:
chega-se mais rápido ao objetivo
Desvantagem:
elimina um pouco a subjetividade
Onde
aplicar? Onde há complexidade de informações, onde o mais importante é a
abstração racional.
Filme -
Aplicação
Modelo 2:
CHOQUE, ENCATAMENTO, MARAVILHA.
a)
Assistência livre, sem encaminhamentos.
b) Questões;
debate aberto.
c)
Assistência quadro-a-quadro.
Vantagens:
debate mais rico, surpresa com novos olhares
Desvantagens:
mais trabalhoso.
Onde
aplicar? Filmes que tragam maior envolvimento emocional e afetivo.
ATIVIDADE
1492 – A CONQUISTA DO PARAÍSO.
Ficha catalográfica
Tempo de Duração: 155 minutos.
Ano de Lançamento: 1992
Nacionalidade: EUA / Inglaterra / França / Espanha)
Direção: Ridley Scott
1.
Explorando o contexto de produção
2.
Explorando
2:
a Europa dos séculos XV e XVI
a Europa dos séculos XV e XVI
3.
Explorando
3:
em busca de almas, ouro e do Paraíso Terrestre
em busca de almas, ouro e do Paraíso Terrestre
4.
Explorando
4:
o encontro e o choque cultural
o encontro e o choque cultural
Explorando 5:
Colombo e a construção do herói
Colombo e a construção do herói
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