segunda-feira, 25 de abril de 2016

2º ano noturno MEH

TÓPICOS DA AULA EXPOSITIVA DE 25/04/2016

CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA

 

CINEMA – CULTURA ESCOLAR

Vídeo-tapa buraco;

Vídeo-enrolação;

Vídeo-deslumbramento.

José Manuel Moran

 

não é satisfatório didaticamente exibir o vídeo sem discuti-lo, sem integrá-lo com o assunto de aula, sem voltar e mostrar alguns momentos mais importantes.

 

Na cultura dos estudantes


ligado a um contexto de lazer, e entretenimento.

- Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso.


SENSAÇÃO DE “REAL”

“O cinema dá a impressão de que é a própria vida que vemos na tela, brigas verdadeiras, amores verdadeiros. Mesmo quando se trata de algo que sabemos não ser verdade [...]” Jean-Claude Bernadet

 

O vídeo explora o ver

... o visualizar, o ter diante de nós as situações, as pessoas, os cenários, as cores, as relações espaciais...

O ver está, na maior parte das vezes, apoiando o falar, o narrar, o contar histórias.

... um ver que está situado no presente, mas que se interliga não linearmente com o passado e com o futuro.

Educar o olhar

Espectadores passivos - consumidos pelas imagens.

 

Aprender a “ler” o cinema é realizar esse rito de passagem do espectador passivo para o espectador que analisa.

 

Fruir


A fruição de um filme combina a intuição com a lógica, a emoção com a razão.
Combina, mas começa pelo sensorial, pelo emocional e pelo intuitivo, para atingir posteriormente o racional.

 

Indústria Cultural

A cultura como mercadoria (música, telenovela, esportes, etc.);

 

Entretenimento e valores.

 

 

Imagens em movimento

 

forte carga de realismo.

“O passado enquanto tal não existe no cinema. Toda ação passada é um atual resgatado do vivido do drama por uma implicação lógica ou psicológica: é o presente no passado, mas sempre é presente” (MITRY, 1978, p. 158).

 

CONSIDERAÇÕES
Um filme nunca será a expressão da “verdade histórica”;
Não há cem por cento de objetividade no olho mágico da câmera;
Um filme não é apenas um recurso didático, mas, principalmente, objeto de estudo.

 

FILME HISTÓRICO

 

O filme histórico evoca duas temporalidades o passado e o presente.

 

Em muitos casos, o retorno ao passado funciona como um instrumento de ocultação de um conteúdo presente que se deseja passar ao espectador”  (NOVA)

 

“O que deve ser buscado em um ‘filme histórico’ não é a ‘verdade histórica’ contida nele, mas a verossimilhança com o fenômeno histórico que retrata” (NOVA)

 

PREPARAR

Um desconhecimento do professor transformará a exibição em entretenimento, ou na única informação que o aluno terá sobre o período estudado, plasmando, em suas mentes aquelas cenas como “verdadeiras”.

 

PREPARAR-SE

Como o filme conseguiu produzir em mim este ou aquele efeito?,

Como o filme me conduziu a simpatizar com determinado personagem e a achar outro odioso?,

Como o filme gerou determinada idéia, determinada emoção, determinada associação em mim?

(Francis Vanoye,Anne Goliot-Lété)

 

ORGANIZAÇÃO
Análise do filme pelo professor, salientando elementos estéticos, linguagem e conteúdo.
Definição dos objetivos com o trabalho.
Elaboração de questões e atividades.
Operacionalização: tempo, espaço, parceria com outra disciplina.
Aplicação.

Ficha catalográfica
Época de produção:
Temporalidade:
Localização; onde se passa a narrativa:
Personagens:
Falas e imagens destacadas:

Filme - Aplicação
MODELO1: ASSISTÊNCIA DIRIGIDA
a) Encaminhamento de questões e do olhar do aluno, através da explanação e do trabalho prévio do professor.
b) Análise do filme e atividades.
Vantagem: chega-se mais rápido ao objetivo
Desvantagem: elimina um pouco a subjetividade
Onde aplicar? Onde há complexidade de informações, onde o mais importante é a abstração racional.

Filme - Aplicação
Modelo 2: CHOQUE, ENCATAMENTO, MARAVILHA.
a) Assistência livre, sem encaminhamentos.
b) Questões; debate aberto.
c) Assistência quadro-a-quadro.
Vantagens: debate mais rico, surpresa com novos olhares
Desvantagens: mais trabalhoso.
Onde aplicar? Filmes que tragam maior envolvimento emocional e afetivo.

ATIVIDADE

1492 – A CONQUISTA DO PARAÍSO.

 

Ficha catalográfica

Tempo de Duração: 155 minutos.

Ano de Lançamento: 1992

Nacionalidade: EUA / Inglaterra / França / Espanha)
Direção: Ridley Scott

 

1.            Explorando o contexto de produção

2.            Explorando 2:
a Europa dos séculos XV e XVI
3.            Explorando 3:
em busca de almas, ouro e do Paraíso Terrestre
4.            Explorando 4:
o encontro e o choque cultural
Explorando 5:
Colombo e a construção do herói

 

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