Título: Avaliação em História nas Séries Iniciais.
Autores: Jean Carlos Moreno (UENP); Serlei Ranzi (UFPR).
Editora: UFPR; MEC.
Ano: 2005
Será que
avaliar no ensino de História exige uma metodologia completamente diferente de outras disciplinas?
Existe uma especificidade avaliativa para o ensino de História?
Alguns especialistas em Didática da História
(MONIOT, 1993; TRÉPAT, 1995; BORNE, 1998) defendem que há aprendizagens propriamente
históricas. Podemos resumir estas aprendizagens em pelo menos
quatro possibilidades: 1) a verificação do quanto o aluno aprendeu do conteúdo trabalhado em classe pelo professor; 2) os conhecimentos
factuais ou particulares; 3) o pensamento histórico, que, em última análise,
se diferencia de interpretações que tentam de forma aligeirada ou
espontânea representar o passado; e 4) a compreensão dos usos sociais e
culturais que são feitos da história.
Os métodos avaliativos podem ser os mesmos de
outras disciplinas, mas, os objetivos da aprendizagem são outros e,
portanto é necessário discutir o que, como e por que avaliar no ensino de História. Pretendemos, então, defender um discurso
aberto a múltiplas questões e introduzir alguns dados sobre a
disciplina de História, sua constituição, seus aportes atuais no sentido de identificar pedagogicamente quais são as principais
operações intelectuais que merecerão ênfase para o aprendizado
da História. Neste caminho, convidamos você a compartilhar
experiências na busca de um ensino de história mais prazeroso, por que mais significativo.
Download do livro
Download do livro
Nenhum comentário:
Postar um comentário