Avaliação no Ensino de História


Título Avaliação em História nas Séries Iniciais.
Autores: Jean Carlos Moreno (UENP); Serlei Ranzi (UFPR).
Editora: UFPR; MEC.
Ano: 2005



Será que avaliar no ensino de História exige uma metodologia completamente diferente de outras disciplinas?

 Existe uma especificidade avaliativa para o ensino de História?

Alguns especialistas em Didática da História (MONIOT, 1993; TRÉPAT, 1995; BORNE, 1998) defendem que há aprendizagens propriamente históricas. Podemos resumir estas aprendizagens em pelo menos quatro possibilidades: 1) a verificação do quanto o aluno aprendeu do conteúdo trabalhado em classe pelo professor; 2) os conhecimentos factuais ou particulares; 3) o pensamento histórico, que, em última análise, se diferencia de interpretações que tentam de forma aligeirada ou espontânea representar o passado; e 4) a compreensão dos usos sociais e culturais que são feitos da história.

Os métodos avaliativos podem ser os mesmos de outras disciplinas, mas, os objetivos da aprendizagem são outros e, portanto é necessário discutir o que, como e por que avaliar no ensino de História. Pretendemos, então, defender um discurso aberto a múltiplas questões e introduzir alguns dados sobre a disciplina de História, sua constituição, seus aportes atuais no sentido de identificar pedagogicamente quais são as principais operações intelectuais que merecerão ênfase para o aprendizado da História. Neste caminho, convidamos você a compartilhar experiências na busca de um ensino de história mais prazeroso, por que mais significativo.

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