1o bimestre METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
Licenciatura em História - 2º ano
Prof. Jean C. Moreno.
1º
bimestre
Introdução
ao Ensino de História
Metodologia
e Interpretação de documentos na escola
Imagem
e Ensino de História
Cinema
e Ensino de História
Composição
da nota bimestral
16/5
|
Prova (individual)
|
8,0
|
Ver cronograma
|
Apresentação (grupo)
|
3,0
|
Ver cronograma
|
Debate (grupo)
|
3,0
|
Ver cronograma
|
Relatórios (individual)
|
2,0
|
02/5
|
PCC (grupo)
|
4,0
|
Prova
Textos
obrigatórios
Conteúdo
dos debates
Conteúdo
das aulas expositivas
Prova:
critérios avaliativos
Compreensão dos textos.
Relação dos textos com a situação atual do ensino de
História
Articulação com o que foi debatido em sala.
DEBATES
Critérios
para avaliação da apresentação
Preparação coletiva.
Exposição do texto de maneira clara e objetiva.
(Ideia central; ideias secundárias, exemplos
interessantes).
Extrapolação: argumentação embasada no texto
indicado ou em pesquisas complementares.
Levantamento de problemas.
Critérios para avaliação do debate
GRUPO DEBATEDOR:
Preparação coletiva.
Comentário ou problematização com base na apresentação
dos colegas e nos textos indicados.
Identificação da ideia central do texto.
Postura acadêmica.
Relatórios
Entrega no mesmo dia da apresentação.
Modelo no Gurgos
Ideia central do texto
Ideias secundárias
Exemplos utilizados pelo grupo
Polêmicas do debate.
PCC (Prática como componente curricular)
Elaboração de um projeto anual a partir de uma das
seguintes linguagens:
Imagem
Cinema
Para o 1º bimestre
•
O grupo deve
escolher:
a)
Uma temática do seu interesse.
b)
Um conjunto de imagens para trabalhar este tema histórico na Educação Básica.
OU
Um
ou mais filmes para trabalhar este tema histórico na Educação Básica.
2. Entregar
2.a) tema delimitado (período / abordagem)
2.b) uma lista dos textos (mínimo 3 autores
importantes) que vão ler até o 3º bimestre.
Ver Revistas de História (Biblioteca Nacional,
História Viva, etc.)
2.c) Em um texto
(de uma a duas páginas) responder:
Porque é importante trabalhar com o tema escolhido
para o mundo atual e para a realidade em que vivem nossos alunos.
O que vocês esperam que mude - que acrescente - na
visão de mundo dos seus alunos após o trabalho com este tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário