terça-feira, 5 de abril de 2016

1o bimestre METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA


METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

Licenciatura em História - 2º ano

Prof. Jean C. Moreno.


1º bimestre

Introdução ao Ensino de História

Metodologia e Interpretação de documentos na escola

Imagem e Ensino de História

Cinema e Ensino de História

 

Composição da nota bimestral

16/5

Prova (individual)

8,0

Ver cronograma

Apresentação (grupo)

3,0

Ver cronograma

Debate (grupo)

3,0

Ver cronograma

Relatórios (individual)

2,0

02/5

PCC (grupo)

4,0

 

Prova

Textos obrigatórios

Conteúdo dos debates

Conteúdo das aulas expositivas

 

Prova: critérios avaliativos

Compreensão dos textos.

Relação dos textos com a situação atual do ensino de História

Articulação com o que foi debatido em sala.

 

DEBATES

Critérios para avaliação da apresentação

Preparação coletiva.

Exposição do texto de maneira clara e objetiva.

(Ideia central; ideias secundárias, exemplos interessantes).

Extrapolação: argumentação embasada no texto indicado ou em pesquisas complementares.  Levantamento de problemas.

 

Critérios para avaliação do debate

GRUPO DEBATEDOR:

Preparação coletiva.

Comentário ou problematização com base na apresentação dos colegas e nos textos indicados.

Identificação da ideia central do texto.

Postura acadêmica.

 

Relatórios

Entrega no mesmo dia da apresentação.

Modelo no Gurgos

Ideia central do texto

Ideias secundárias

Exemplos utilizados pelo grupo

Polêmicas do debate.

 

PCC (Prática como componente curricular)

Elaboração de um projeto anual a partir de uma das seguintes linguagens:

  Imagem

Cinema


Para o 1º bimestre

              O grupo deve escolher:

a) Uma temática do seu interesse.

b) Um conjunto de imagens para trabalhar este tema histórico na Educação Básica.

OU

Um ou mais filmes para trabalhar este tema histórico na Educação Básica.

 

2. Entregar

2.a) tema delimitado (período / abordagem)

2.b) uma lista dos textos (mínimo 3 autores importantes) que vão ler até o 3º bimestre.

Ver Revistas de História (Biblioteca Nacional, História Viva, etc.)

2.c) Em um texto (de uma a duas páginas) responder:

Porque é importante trabalhar com o tema escolhido para o mundo atual e para a realidade em que vivem nossos alunos.



O que vocês esperam que mude - que acrescente - na visão de mundo dos seus alunos após o trabalho com este tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário