Limites, escolhas e expectativas: horizontes metodológicos para análise dos livros didáticos de História
Resumo
Este
artigo apresenta algumas possibilidades relativas à análise dos livros
didáticos de História, na direção da construção de um arcabouço metodológico
que leve em conta conjuntamente facetas do código disciplinar da História e a
materialidade e as condições de produção destes objetos culturais. Neste
sentido, propõe-se, por um lado, perceber os livros didáticos de
história dentro da escolarização e da cultura impressa, ambos projetos da
modernidade, compartilhando da trajetória da história do livro, sem esquecer
do campo de forças que lhes dá sustentação em cada contexto. Concomitantemente
postula-se que a análise de conteúdo precisa estar atenta aos aspectos
específicos do ensino escolar de História, dentre os quais estão questões
de identidade, linguagem, afetividade, desenvolvimento moral, cognição e
horizonte de expectativas.
Palavras-chave: Livros didáticos;
Ensino de História; Código disciplinar da História; Identidades; Cultura
Escolar.
Link: Revista Antíteses
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