Licenciatura em História - 2º
ano
Prof. Jean C. Moreno.
3º bimestre
3º bimestre
Memória e Ensino de História
História Oral
Patrimônio Histórico
Leitura coletiva obrigatória
07/8
|
BOSI, E. Memória e Interação. In: ____. Memória e
Sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 405-432.
|
14/8
|
FRANCO, A. P.; VENERA, R. A. S. A Memória e o Ensino de
História Hoje: um desafio nos deslizamentos de sentidos. In: ZAMBONI, E. Digressões sobre o ensino de
História: memória, história oral e razão histórica. Itajaí: Editora Maria
do Cais, 2007. p. 73-102.
|
21/8
|
MATOS, J. S.; SENNA, A. K. História oral como fonte:
problemas e métodos. Historiæ, Rio Grande, 2 (1): 95-108, 2011.
|
04/9
|
CAINELLI, M. SCHIMIDT, M. A. Ensinar História. São
Paulo: Scipione, 2004.
História Local e o Ensino de História. (p. 111-124)
História oral e o Ensino de História (p. 125-134)
|
PCC
28/8
|
Revolução de 1930
|
11/9
|
Movimento Negro
|
18/9
|
Vietnã
|
II Seminário de Estágio História UENP
Provável: 13 a 17/11
Salão Nobre
Apresentação de 1 hora e publicação nos anais.
Avaliação de outros professores.
PCC METODOLOGIA
Elaborar no mínimo 5 (cinco) atividades para
os estudantes da Educação Básica. Definir a série com que desejam trabalhar.
Mobilizar os conhecimentos de Metodologia do
Ensino de História.
Todas as atividades devem conter trabalho com
o tipo de documento histórico definido (fotografias ou filmes).
As atividades podem ser propostas para
realização individual ou coletiva.
Estrutura para cada atividade proposta:
1. Título
2. Objetivo(s)
3. Conceitos envolvidos
4. Documentos
5. Desenvolvimento
6. Critérios de avaliação.
ENVIAR PARA
historiaaprendizuenp@gmail.com
Composição da nota bimestral
25/9
|
Prova (individual)
|
10,0
|
Ver cronograma
|
Apresentação
|
4,0
|
Ver cronograma
|
Relatórios (individual)
|
1,0
|
18/9
|
Metodologia escrita
|
5,0
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário