domingo, 6 de agosto de 2017
MEMÓRIA E HISTÓRIA 1a aula
MEMÓRIA E HISTÓRIA
Memória biológica
*
“A memória
como propriedade de conservar certas informações
remete-nos em primeiro lugar a um conjunto de funções psíquicas,
graças às quais o homem pode atualizar impressões
passadas, ou que ele representa como passadas” (Le
Goff , 199O, p. 213).
*
Mente e mundo são enativos
*
Oliver Sacks
Maurice Halbwachs
*
1930 – estrutura social da memória.
*
Fenômeno coletivo e social, submetido
a flutuações, transformações, mudanças constantes.
*
Social – Individual.
Durkheim e Halbwachs
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Comunidade, consenso e coesão.
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Críticas:
*
Como se não existissem conflitos e
dissensões – memórias de conflitos e conflitos de memórias.
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Memórias alternativas – entrecruzadas
Pollak
*
Há um trabalho coletivo de
enquadramento de memória, uma espécie de formatação das memórias que devem ser
lembradas.
Pierre Nora, 1970
*
Quais os modos de transmissão de
memórias públicas? Como esses modos mudaram ao longo do tempo?
*
De modo inverso, quais os usos do
esquecimento?
*
As memórias são influenciadas pela
organização social de transmissão e os diferentes meios de comunicação
empregados.
MEMÓRIA SOCIAL
A memória social está ligada ao sentido de
comunidade, à construção das identidades sociais e aos processos sociais como
um todo.
Transmissão social da tradição.
Evocação
*
Lembrar o passado, escrever e ensinar
sobre ele não são atividades ‘inocentes’.
*
Orwell atribuiu à memória amplo espaço
na definição de identidades coletivas, intensamente relacionada à dominação
donde sua importância política.
*
Uso do passado, da memória social e
dos mitos para definir a identidade.
*
Dizer quem somos nós e diferenciar o
“nós” do “eles”.
Reelaboração histórica
*
É preciso
atentar para a forma como as organizações sociais valem-se do material fornecido pela
história e reinterpretam seu
passado, elaborando a imagem pela qual desejam ser lembradas.
Esquecimento
*
Regras de exclusão, supressão ou
repressão, organização social do esquecer, quem quer que quem esqueça o quê e
por quê?
*
Lembrete (funcionário) – cobrador de
dívidas.
Memória = reconstrução
*
“Toda memória é fundamentalmente
‘(re)criação do passado’”.
*
A memória social, como a individual, é
seletiva.
*
É, em parte, herdada, não se refere
apenas à vida física da pessoa.
*
Não é espontânea, nem inercial.
Suportes
*
Tradições orais; relatos escritos;
imagens, pictóricas ou fotográficas; transmissão de aptidões (profissão);
espaço.
*
Monumentos públicos.
*
Rituais, encenações do passado.
A
razão
de ser do trabalho com a memória
está na
constatação
da presença
do passado no presente imediato das pessoas.
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