terça-feira, 24 de março de 2015

RESUMO DA AULA 23/3 DIDÁTICA DA HISTÓRIA 3o ano

DIDÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA
Prof. Jean C. Moreno

BLOG

 

http://historiaaprendiz.blogspot.com.br/

 

Plano de ensino completo

Orientações Gerais


Programa (1º bimestre)

a) Consciência Histórica

b) Juventude, Escola e Ensino de História

 

CRONOGRAMA 3º ano
(composição da nota bimestral)


Ver cronograma
Apresentação / debate
4,0
Ver cronograma
Relatório dos debates
1,0
06/4
PCC definição do tema
Levantamento Historiográfico
1,0
16/4
PCC Relevância do tema
2,0
27/4
PCC Questões de Diagnóstico
2,0
11/5
Prova
10,0

 

 

 Apresentação e debate


Data
Tema
Grupo
30/3
A Escola como Espaço Sociocultural.
Alex
Álvaro
Danyllo
Franciele
Karolline
06/4
La juventud es más que una palabra.
Andressa
Lorena
Joyce
Mariane
Joelson
09/4
A invisibilidade da juventude na vida escolar.
Guilherme
Francislaine
Muryel
Samanta
Rodolfo
13/4
A Escola “Faz” as Juventudes?
Jhonnathan
Natália
Willian
16/4
Professores e Alunos.
Diego
Luiz
Roger
Tiago
Victor
27/4
Diferenciação e Práticas Pedagógicas favoráveis à ‘transferência’ de conhecimentos.
Elisa
Marcela
Ruhama


Critérios para avaliação da apresentação

Preparação coletiva.

 

Exposição do texto de maneira clara e objetiva.

 

(ideia central; ideias secundárias, exemplos interessantes).

 

Extrapolação: argumentação embasada no texto indicado ou em pesquisas complementares.  Levantamento de problemas.

 

Relatórios

Entrega no mesmo dia da apresentação.

Modelo no Blog

 

Ideia central do texto

 

Ideias secundárias

 

Exemplos utilizados pelo grupo

 

 

PCC: Produção de material didático online

 

 

Jornada de Ensino de História.

 

Tema geral: Desenvolvimento da Consciência Histórica.

 

Experiência, Interpretação e Orientação.

 

 

TEMAS SUGERIDOS

1. Quilombos e quilombolas.

2. Culturas indígenas.

3. História dos jovens / juventude.

4. História das mulheres / das relações de gênero.

5. História regional.

6. Oriente / Ocidente: a criação de um imaginário.

7. História da cidadania.

8. História das relações de trabalho.

 

 

PCC Definição do tema
Levantamento      Historiográfico

06 de abril.

Qual o tema? – explicar o recorte (2 parágrafos)

 

Levantar quais são os textos historiográficos imprescindíveis para entender o tema.

 

Ver Revistas de História (Biblioteca Nacional, História Viva, etc.)

 

Entregar a lista dos textos (mínimo 5 autores) que vão ler até o 3º bimestre.

 

PCC Relevância do tema

16 de abril

Em um texto (De uma a duas páginas) responder:

Porque é importante trabalhar com o tema escolhido para o mundo atual e para a realidade em que vivem nossos alunos.

O que vocês esperam que mude - que acrescente - na visão de mundo dos seus alunos após o trabalho com este tema.

(informações x pensamento histórico)

 

 

PCC Questões de Diagnóstico

27/4

Investigação a respeito da consciência histórica de estudantes do Ensino Básico.

Escolher uma série (6º ano do Fundamental ao 3º do Médio) de uma escola.

Elaborar de 5 a 10 questões  para perceber as representações que os estudantes trazem a respeito do tema escolhido.

Para turmas do 6º ou 7º ano pode-se pedir um desenho.

 

 

PROVA

11/5

Textos-base

CERRI, Luis Fernando. Didática da História: uma leitura teórica sobre a História na prática. Revista de História Regional, n. 15, 2010. p. 264-278. (no blog).

CARRETERO, M. Três Sentidos da História. Documentos de identidade: A construção da memória histórica em um mundo globalizado. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 31-67. (no Gurgos).

Conteúdo dos debates

Conteúdo das aulas expositivas

 

Prova: critérios avaliativos

 

Compreensão dos textos.

 

Relação dos textos com a situação atual do ensino de História

 


Articulação com o que foi debatido em sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário