sábado, 21 de março de 2015

2º ano - TEXTOS COMPLEMENTARES (debate 1º e 2º bimestres)

1. Texto-base: Compreender que os alunos não são como “cera mole”.

Textos complementares:




2. Texto-base: As possibilidades e os critérios para selecionar conteúdos.

Texto complementar:

BITTENCOURT, C. Conteúdos Históricos: como selecionar? In: _____. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 135-173. (no Gurgos)


3. Texto-base: O diálogo com os avanços da Historiografia.

Texto complementar:

BITTENCOURT, C. O que é Disciplina Escolar? In: _____. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 33-54 (no Gurgos)

4. Texto-base: Um ensino de História impregnado de Sentido e Experiência.
Textos complementares:

PINSKY, J.; PINSKY, C. B. Por uma História prazerosa e conseqüente. In: KARNAL, L. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostos. SP: Contexto, 2003. P. 17-36 (no Gurgos)

CAINELLI, Marlene. SCHIMIDT, Maria A. a Construção do fato Histórico e o Ensino de História. In: _____. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004. P. 49-60. (no Gurgos)

5. Texto-base: Oferecendo uma diversidade didática.
Textos complementares:

CAINELLI, Marlene. SCHIMIDT, Maria A. a As Fontes Históricas e o Ensino de História. In: _____. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004. P. 89-110. (no Gurgos)

BITTENCOURT, C. Documentos não escritos na sala de aula. In: _____. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 353-400 (no Gurgos)


6. Texto-base: A espiralidade do conhecimento e o Ensino de História.

Texto complementar:


Nenhum comentário:

Postar um comentário