TRABALHANDO COM A MEMÓRIA
Cresce
hoje em dia uma consciência histórica de que a história vivida tem produzido um
acelerado movimento de individualização e uma progressiva perda de referência
coletiva com relação ao passado, na medida em que esta individualização destrói
os suportes materiais e imateriais da memória coletiva.
Perda da continuidade histórica e da expectativa com relação
ao devir das sociedades contemporâneas.
Potencialidades do trabalho com a memória
1. Centrada no recolhimento etnográfico.
Histórias de vida de pessoas pouco (ou nada) familiarizadas
com a cultura escrita.
Tradições orais (etnotextos) ou ditados, histórias, orações,
canções e formas de expressão musical de regiões rurais.
Potencialidades
Caracterização das atividades tradicionais (artesanato,
agricultura, etc.).
Abordagem das práticas da vida cotidiana (alimentação,
vestuário, lazer, etc.).
2. Centrada na compreensão de fenômenos do vivido
individual:
Na história local.
Na história social (sindical, associativa, profissional,
etc.).
Na organização das atividades econômicas.
Na história das mentalidades e das ideias.
Contribuir para uma nova relação professor/aluno
Questionar: os mecanismos e a lógica da reprodução social;
os fundamentos das crenças e dos saberes; as várias memórias sociais.
Resgatar a dignidade de pessoas que estão marginalizadas na
nossa sociedade.
Aproximar os códigos da juventude dos códigos da escola.
Temas
Prática material (livros antigos e leituras, brinquedos e
jogos do passado, festividades, formas de entretenimento e de ocupação dos
tempos livres, castigos, etc.).
Profissões (de preferência as artesanais ou as em vias de
desaparecimento ou transformação radical).
Crenças ou representações (sobre a morte, superstições,
amuletos, devoções, etc.).
Instituições (escolas, clubes, jornais locais, confrarias,
monumentos, etc.).
Escolhendo o tema:
Revelar o dia-a-dia, o lazer, as relações de trabalho, o cotidiano social.
Revelar o dia-a-dia, o lazer, as relações de trabalho, o cotidiano social.
Evitar o discurso mítico que reforça o discurso oficial.
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