terça-feira, 9 de agosto de 2016

MEH 3o bimestre Aula expositiva 8/8/16



MEMÓRIA E HISTÓRIA
Memória biológica
“A memória como propriedade de conservar certas informações remete-nos em primeiro lugar a um conjunto de funções psíquicas, graças às quais o homem pode atualizar impressões passadas, ou que ele representa como passadas” (Le Goff , l99O, p. 213).
Mente e mundo são enativos
Oliver Sacks

Maurice Halbwachs
1930 – estrutura social da memória.
Fenômeno coletivo e social, submetido a flutuações, transformações, mudanças constantes.
Social
Individual

Memória = reconstrução
“Toda memória é fundamentalmente ‘(re)criação do passado’.
A memória social, como a individual, é seletiva.
É, em parte, herdada, não se refere apenas à vida física da pessoa.
Não é espontânea, nem inercial.
“Quando lemos narrativas de memórias, é fácil esquecer que não lemos a própria memória, mas suas transformações através da escrita.” Owen.

Evocação
Lembrar o passado, escrever e ensinar sobre ele não são atividades ‘inocentes’.
Orwell atribuiu à memória amplo espaço na definição de identidades coletivas, intensamente relacionado à dominação donde sua importância política.

MEMÓRIA SOCIAL
A memória social está ligada ao sentido de comunidade, à construção das identidades sociais e aos processos sociais como um todo.
Transmissão social da tradição.
Reelaboração histórica
É preciso atentar para a forma como as organizações sociais valem-se do material fornecido pela história e reinterpretam seu passado, elaborando a imagem pela qual desejam ser lembradas.

Pollak
Há um trabalho coletivo de enquadramento de memória, uma espécie de formatação das memórias que devem ser lembradas.
A memória organizadíssima que é a memória nacional, constitui um objeto de disputa importante, e são comuns os conflitos para determinar que datas e que acontecimentos vão ser gravados na memória de um povo.

Pierre Nora, 1970
Quais os modos de transmissão de memórias públicas? Como esses modos mudaram ao longo do tempo?
De modo inverso, quais os usos do esquecimento?
As memórias são influenciadas pela organização social de transmissão e os diferentes meios de comunicação empregados.
Esquecimento
Regras de exclusão, supressão ou repressão, organização social do esquecer, quem quer que quem esqueça o quê e por quê?
Lembrete (funcionário) – cobrador de dívidas.

Identidade
Uso do passado, da memória social e dos mitos para definir a identidade.
Dizer quem somos nós e diferenciar o “nós” do “eles”.

Suportes
Tradições orais; relatos escritos; imagens, pictóricas ou fotográficas; transmissão de aptidões (profissão); espaço.
Monumentos públicos.
Rituais, encenações do passado.

Durkheim e Halbwachs
Comunidade, consenso e coesão.
Como se não existissem conflitos e dissensões – memórias de conflitos e conflitos de memórias.
Memórias alternativas – entrecruzadas

A razão de ser do trabalho com a memória está na constatação da presença do passado no presente imediato das pessoas.



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