CINEMA – CULTURA ESCOLAR
¡ Vídeo-tapa buraco;
¡ Vídeo-enrolação;
¡ Vídeo-deslumbramento.
¡ José Manuel Moran
¡ não é
satisfatório didaticamente exibir o vídeo sem discuti-lo, sem integrá-lo com o
assunto de aula, sem voltar e mostrar alguns momentos mais importantes.
Na cultura dos estudantes
-
ligado a um contexto de lazer, e entretenimento.
- Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso.
SENSAÇÃO DE “REAL”
¡ “O cinema dá a impressão de que é a própria vida que vemos na tela, brigas verdadeiras, amores verdadeiros. Mesmo quando se trata de algo que sabemos não ser verdade [...]” Jean-Claude Bernadet
O vídeo explora o ver
¡ ... o visualizar, o ter diante de nós
as situações, as pessoas, os cenários, as cores, as relações espaciais...
¡ O ver está, na maior parte das vezes,
apoiando o falar, o narrar, o contar histórias.
¡ ... um ver que está situado no
presente, mas que se interliga não linearmente com o passado e com o futuro.
Educar o olhar
¡ Espectadores passivos - consumidos pelas imagens.
¡ Aprender a “ler” o cinema é realizar
esse rito de passagem do espectador passivo para o espectador que analisa.
Fruir
• A
fruição de um filme combina a intuição com a lógica, a emoção com a razão.
Combina, mas começa pelo sensorial, pelo emocional e pelo
intuitivo, para atingir posteriormente o racional.
Indústria Cultural
¡ A cultura como mercadoria (música, telenovela, esportes, etc.);
¡ Entretenimento e valores.
>
Todo filme deve ser tratado como uma ficção.
CONSIDERAÇÕES
- Um filme nunca será a expressão da “verdade histórica”;
- Não há cem por cento de objetividade no olho mágico da câmera;
- Um filme não é apenas um recurso didático, mas, principalmente,
objeto de estudo.
Imagens em movimento
¡ – forte de carga de realismo.
¡ “O passado enquanto tal não existe no cinema. Toda ação passada é um atual resgatado do vivido do drama por uma implicação lógica ou psicológica: é o presente no passado, mas sempre é presente” (MITRY, 1978, p. 158).
FILME HISTÓRICO
¡ O filme histórico evoca duas temporalidades o passado e o presente.
¡ Em muitos casos, o retorno ao passado funciona como um instrumento de ocultação de um conteúdo presente que se deseja passar ao espectador” (NOVA)
¡ “O que deve ser buscado em um ‘filme
histórico’ não é a ‘verdade histórica’ contida nele, mas a verossimilhança com
o fenômeno histórico que retrata” (NOVA)
PREPARAR
¡ Um desconhecimento do professor
transformará a exibição em entretenimento, ou na única informação que o aluno
terá sobre o período estudado, plasmando, em suas mentes aquelas cenas como “verdadeiras”.
PREPARAR-SE
¡ Como o filme conseguiu produzir em
mim este ou aquele efeito?,
¡ como o filme me conduziu a simpatizar com
determinado personagem e a achar outro odioso?,
¡ como o filme gerou determinada idéia,
determinada emoção, determinada associação em mim?
(Francis Vanoye,Anne Goliot-Lété)
ORGANIZAÇÃO
>
Análise do filme pelo professor, salientando elementos estéticos,
linguagem e conteúdo.
>
Definição dos objetivos com o trabalho.
>
Elaboração de questões e atividades.
>
Operacionalização: tempo, espaço, parceria com outra disciplina.
>
Aplicação.
Ficha catalográfica
>
Época de
produção:
>
Temporalidade:
>
Localização;
onde se passa a narrativa:
>
Personagens:
>
Falas e
imagens destacadas:
Filme - Aplicação
MODELO1: ASSISTÊNCIA DIRIGIDA
a) Encaminhamento de
questões e do olhar do aluno, através da explanação e do trabalho prévio do
professor.
b) Análise do filme
e atividades.
Vantagem: chega-se
mais rápido ao objetivo
L
Desvantagem:
elimina um pouco a subjetividade
>
Onde
aplicar? Onde há complexidade de informações, onde o mais importante é a
abstração racional.
Filme - Aplicação
Modelo 2: CHOQUE, ENCATAMENTO, MARAVILHA.
a) Assistência
livre, sem encaminhamentos.
b) Questões; debate
aberto.
c) Assistência
quadro-a-quadro.
>
Vantagens:
debate mais rico, surpresa com novos olhares
>
Desvantagens:
mais trabalhoso.
Onde aplicar? Filmes
que tragam maior envolvimento emocional e afetivo.
ATIVIDADE
1492 – A CONQUISTA DO PARAÍSO.
Ficha catalográfica
¡ Tempo de Duração: 155 minutos.
¡
Ano
de Lançamento: 1992
¡ Nacionalidade: EUA / Inglaterra /
França / Espanha)
Direção: Ridley Scott
1.
Explorando
o contexto de produção
2.
Explorando 2: a Europa dos séculos XV e XVI
3.
Explorando 3: em busca de almas, ouro e do
Paraíso Terrestre
4.
Explorando 4: o encontro e o choque cultural
5.
Explorando 5: Colombo e a construção do herói.
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