sábado, 26 de setembro de 2015

CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA 3o A




CINEMA – CULTURA ESCOLAR

¡ Vídeo-tapa buraco;

¡ Vídeo-enrolação;

¡ Vídeo-deslumbramento.

¡ José Manuel Moran


¡  não é satisfatório didaticamente exibir o vídeo sem discuti-lo, sem integrá-lo com o assunto de aula, sem voltar e mostrar alguns momentos mais importantes.

 

Na cultura dos estudantes

-          ligado a um contexto de lazer, e entretenimento.

- Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso.

 

SENSAÇÃO DE “REAL”

¡  “O cinema dá a impressão de que é a própria vida que vemos na tela, brigas verdadeiras, amores verdadeiros. Mesmo quando se trata de algo que sabemos não ser verdade [...]” Jean-Claude Bernadet

O vídeo explora o ver

¡ ... o visualizar, o ter diante de nós as situações, as pessoas, os cenários, as cores, as relações espaciais...

¡ O ver está, na maior parte das vezes, apoiando o falar, o narrar, o contar histórias.

¡ ... um ver que está situado no presente, mas que se interliga não linearmente com o passado e com o futuro.

Educar o olhar

¡  Espectadores passivos - consumidos pelas imagens.

¡  Aprender a “ler” o cinema é realizar esse rito de passagem do espectador passivo para o espectador que analisa.

Fruir

       A fruição de um filme combina a intuição com a lógica, a emoção com a razão.
Combina, mas começa pelo sensorial, pelo emocional e pelo intuitivo, para atingir posteriormente o racional.

 

Indústria Cultural

¡ A cultura como mercadoria (música, telenovela, esportes, etc.);

¡ Entretenimento e valores.

 

>        Todo filme deve ser tratado como uma ficção.


CONSIDERAÇÕES
  • Um filme nunca será a expressão da “verdade histórica”;
  • Não há cem por cento de objetividade no olho mágico da câmera;
  • Um filme não é apenas um recurso didático, mas, principalmente, objeto de estudo.

 

Imagens em movimento

¡  – forte de carga de realismo.

¡  “O passado enquanto tal não existe no cinema. Toda ação passada é um atual resgatado do vivido do drama por uma implicação lógica ou psicológica: é o presente no passado, mas sempre é presente” (MITRY, 1978, p. 158).

FILME HISTÓRICO

¡  O filme histórico evoca duas temporalidades o passado e o presente.

¡  Em muitos casos, o retorno ao passado funciona como um instrumento de ocultação de um conteúdo presente que se deseja passar ao espectador”  (NOVA)

¡  “O que deve ser buscado em um ‘filme histórico’ não é a ‘verdade histórica’ contida nele, mas a verossimilhança com o fenômeno histórico que retrata” (NOVA)

 

PREPARAR

¡  Um desconhecimento do professor transformará a exibição em entretenimento, ou na única informação que o aluno terá sobre o período estudado, plasmando, em suas mentes aquelas cenas como “verdadeiras”.

 

PREPARAR-SE

¡  Como o filme conseguiu produzir em mim este ou aquele efeito?,

¡   como o filme me conduziu a simpatizar com determinado personagem e a achar outro odioso?,

¡  como o filme gerou determinada idéia, determinada emoção, determinada associação em mim?

(Francis Vanoye,Anne Goliot-Lété)

 

ORGANIZAÇÃO

>        Análise do filme pelo professor, salientando elementos estéticos, linguagem e conteúdo.

>        Definição dos objetivos com o trabalho.

>        Elaboração de questões e atividades.

>        Operacionalização: tempo, espaço, parceria com outra disciplina.

>        Aplicação.

 

Ficha catalográfica
>        Época de produção:
>        Temporalidade:
>        Localização; onde se passa a narrativa:
>        Personagens:
>        Falas e imagens destacadas:

Filme - Aplicação
MODELO1: ASSISTÊNCIA DIRIGIDA
a) Encaminhamento de questões e do olhar do aluno, através da explanação e do trabalho prévio do professor.
b) Análise do filme e atividades.
Vantagem: chega-se mais rápido ao objetivo
L        Desvantagem: elimina um pouco a subjetividade
>        Onde aplicar? Onde há complexidade de informações, onde o mais importante é a abstração racional.

Filme - Aplicação
Modelo 2: CHOQUE, ENCATAMENTO, MARAVILHA.
a) Assistência livre, sem encaminhamentos.
b) Questões; debate aberto.
c) Assistência quadro-a-quadro.
>        Vantagens: debate mais rico, surpresa com novos olhares
>        Desvantagens: mais trabalhoso.
Onde aplicar? Filmes que tragam maior envolvimento emocional e afetivo.

 

ATIVIDADE

1492 – A CONQUISTA DO PARAÍSO.

Ficha catalográfica

¡   Tempo de Duração: 155 minutos.

¡   Ano de Lançamento: 1992

¡   Nacionalidade: EUA / Inglaterra / França / Espanha)
Direção: Ridley Scott

 

1.                  Explorando o contexto de produção

2.                  Explorando 2: a Europa dos séculos XV e XVI
3.                  Explorando 3: em busca de almas, ouro e do Paraíso Terrestre
4.                  Explorando 4: o encontro e o choque cultural
5.                  Explorando 5: Colombo e a construção do herói.


 

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