domingo, 13 de setembro de 2015

3o bimestre TEORIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA 2º ano



3º BIMESTRE

TEORIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA

Prof. Jean C. Moreno


Conteúdos Centrais

A Compreensão de Noções Sociais no Ensino de História

Avaliação no Ensino de História

Aulas expositivas

Cumulativo (bimestres anteriores)

 

LEITURAS OBRIGATÓRIAS

29/10

DELVAL, J.; KOHEN, R. A Compreensão de Noções Sociais. In: CARRETERO, Mario; CASTORINA, José A. (Orgs.) Desenvolvimento cognitivo e educação: Processos do conhecimento e conteúdos específicos, vol.2. Editora Penso: Porto Alegre, 2014.

12/11

PERRENOUD, P. A avaliação entre duas lógicas. In: _____. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. p. 9-18.

03/12

PERRENOUD, P. Uma abordagem pragmática da Avaliação Formativa. In: _____. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. p. 103-126.

 

Composição da nota bimestral.
Avaliação
Valor
Data
1. Prova
10,0
10 de dezembro
2. Leitura de Textos
1,5
Ver cronograma
3. Relatórios de apresentações
1,5
No dia da apresentação
4. Apresentação Livros Didáticos (metade da turma)
7,0
Ver cronograma
5. Análise em grupo do Guia de Livros didáticos 2014: (metade da turma)
7,0
26/11

Apresentação Livros Didáticos


Data
Grupo apresentador / Livro
01/10
Equipe Elvis. Livro: Vontade de Saber História
22/10
Equipe Layane. Livro: História em documento
26/11
Equipe Achiley. Livro: Projeto Radix.


FEVEREIRO

Equipe Leonardo. Livro: Vontade de Saber

Equipe Caio. Livro: Saber e Fazer História

Equipe Luciana. Livro: História Sociedade & Cidadania

 

Análise do Guia de Livros didáticos 2014

1.      Como se dá a avaliação dos livros didáticos de História?

2.      Quais os principais critérios que foram utilizados para avaliar os livros? Detalhem cada um deles.

3.      Quantos livros foram analisados e quantos foram aprovados?

4.      Quais as formas de organização curricular apresentadas? Qual delas predomina?

5.      A leitura das resenhas auxilia realmente ao professor na sua escolha? Justifique sua resposta utilizando de exemplos.

6.      Pela leitura do Guia, qual livro o grupo adotaria para utilização em sala de aula? Argumente utilizando seus conhecimentos a respeito do Ensino de História trabalhados na disciplina de TEH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário