sábado, 26 de setembro de 2015

3o ano 3o bimestre



3º BIMESTRE

DIDÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA

Prof. Jean C. Moreno

Conteúdos Centrais

}  Consciência Histórica.

}  Consciência Histórica e Aprendizagem.

}  Significação de Conteúdos Históricos.

 

LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Texto

Data

RÜSEN, J. Aprendizagem histórica: esboço de uma teoria. In: _____. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: W.A. Editores, 2011. p. 69-112

30/9

16/10

ALBUQUERQUE JR. D. M. Fazer defeitos nas memórias: para que servem o ensino e a escrita da história? In: GONÇALVES, M. de A.… [et al.] (Orgs.). Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. p. 21-39.

23/10

MORENO, J. C.; SOUZA, S. F. Consciência Histórica: uma proposta a partir das representações da identidade afro-brasileira na produção teatral. Fronteiras (Florianópolis), 2015.

30/10

 

Composição da nota bimestral.
Avaliação
Valor
Data de entrega
1. Prova:
8,0
04 de dezembro
2. Trabalho escrito
4,5
06 de novembro
3. Apresentação do trabalho
4,5
Ver cronograma
4. Participação no debate das leituras obrigatórias
1,5
Ver cronograma
5. Relatório das apresentações
1,5
No dia da apresentação

 Apresentação

Trabalho Escrito e Apresentação

}  Elaborar no mínimo 5 (cinco) atividades para os estudantes (da série investigada) sobre o tema escolhido:

}  Mobilizar os conhecimentos de Metodologia do Ensino de História, de Teorias do Ensino de História e da didática do Ensino de História.

}  Todas as atividades devem conter ao menos 1 (um) tipo de documento histórico.

}  As atividades podem ser propostas para realização individual ou coletiva.


Documentos históricos

}  a) Escritos: leis, cartas, transcrição de mitos, diários, biografias, recortes de jornal, etc.

}  b) Imagéticos: fotografias, pinturas, filmes, charges, propagandas, etc.

}  c) Sonoros: trechos de discurso, programas de rádio, canções, músicas, etc.

}  d) Objetos, monumentos, prédios, etc...

}  e) memória...

 

}  Pode-se usar, também, trechos de filmes...

 

Estrutura:

}  1. Objetivo(s)

}  2. Documentos

}  3. Conceitos envolvidos

}  4. Desenvolvimento

}  5. Critérios de avaliação

 

ENVIAR PARA

}  historiaaprendizuenp@gmail.com

 

06/11

Juventude nos anos 1960

06/11

História regional

13/11

O Trabalho na Sociedade Industrial

13/11

Feminismo

27/11

Religiosidade indígena

27/11

Aldeia Laranjinha



Nenhum comentário:

Postar um comentário