domingo, 13 de setembro de 2015

4o ano 3º bimestre



História & Cultura
3º bimestre

Leituras Obrigatórias

ELIAS, N. O Processo Civilizador – Vol. I: Uma História dos Costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. p. 65-213.

DARNTON, R. Histórias que os camponeses contam. In: O Grande Massacre de Gatos e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1986. p. 21-102.

DARNTON, R. O Grande Massacre de Gatos. In: O Grande Massacre de Gatos e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1986. p. 103-139.

  

Composição da Nota Bimestral


Ver cronograma
PCC: Apresentação (parte da turma)
6,0
Ver cronograma
Discussão de textos
2,5
Ver cronograma
Relatório das apresentações
1,5
26/11
PCC Trabalho escrito (parte da turma)
6,0
10/12
Prova
10,0

Apresentações


Data
Etnia
01/10
Xetá
22/10
Ianomâmi
03/12
Bororo

Discussão de textos


Data
Texto
24/9
Norbert Elias 1: p. 65-111
15/10
Norbert Elias 2: p. 111-162
29/10
Norbert Elias 3: p. 162-213
05/11
O Grande Massacre de Gatos
12/11
Histórias que os camponeses contam

ELIAS 1: 24/9


Matheus
Jessica
O desenvolvimento do conceito de civilité
Vanessa
Dos costumes medievais
Renan
O problema da mudança de comportamento durante a Renascença
Renata
Do comportamento à mesa

ELIAS 2: 15/10


Renata
Curva evolutiva da “civilização” dos hábitos à mesa
Modelação da fala
O “bom” e o “mau” comportamento
Vanessa
Do costume de comer carne
O uso da faca
O uso do garfo
Renan
Mudanças de atitude em relação às funções corporais
Matheus
Do hábito de assoar-se
Jessica
Do hábito de escarrar

ELIAS 3: 29/10


Renan
Do comportamento no quarto
Vanessa
Renata
Mudanças de atitude na relação entre os sexos
Jessica
Mudanças na agressividade
Matheus
Cenas da Vida de um Cavaleiro Medieval


PARA O 4º BIMESTRE

FINALIZAÇÃO DA PCC

Entrega: 1ª semana de aula de 2016.

 

GRUPO

Elaborar 5 atividades para trabalhar com a etnia escolhida na escola (definir a série).

As atividades devem conter documentos históricos e questões dirigidas aos estudantes.

Aceita-se, também, como documento, a transcrição de um mito.

Uma das atividades pode ser trabalhada a partir de um vídeo / documentário.

As atividades devem centrar-se na história e, especialmente, na cultura do povo indígena.

 

XI JORNADA DE ENSINO DE HISTÓRIA

Resumo: 20/08 a 20/09/2015 jornadadehistoria@uenp.edu.br

 

ST: Culturas Indígenas: História e Ensino

Ementa: O ST abre espaço para apresentações de pesquisas que problematizem o ensino escolar da História Indígena. Em pauta estarão projetos, diretrizes, metodologias e diálogos com a historiografia que possam contribuir para a efetivação da lei 11.645/2008.

 

Coordenadores:

Prof. Ms. Erica Xavier

Prof. Dr. Jean Carlos Moreno

 

Dia da apresentação: 08/10 – quinta-feira (14h00-18h00)

 

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO (em negrito e caixa alta)

SOBRENOME, Nome do autor1

SOBRENOME, Nome(s) do co-autor(es)2

Orientador: MORENO, Jean Carlos3

 

Resumo: máximo de 200 palavras (fonte arial, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,15, parágrafo justificado)

 

 

_______

1. Titulação, Instituição, contato (e-mail).

2. Titulação, Instituição, contato (e-mail).

3. Doutor em História pela UNESP. Professor Adjunto do Centro de Ciências Humanas e da Educação – UENP. jeanmoreno@uenp.edu.br

 

TEXTO COMPLETO

Enviado para os Anais até dia 29/10/2015 (10 páginas).

1. Introdução

O contexto da lei 11.645/2008. A situação geral dos povos indígenas.

2. O trabalho com a ‘cultura’ na pesquisa histórica, na escola e no ensino de História.

3. Dados históricos da Etnia Xetá

4. Aspectos culturais dos Xetá.

5. Propostas para o ensino da cultura Xetá na escola.

Documentos

6. Considerações Finais


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário