domingo, 1 de março de 2020

ORIENTAÇÕES INICIAIS

Olá 3º ano vespertino.
Espero que tenhamos um ano com muita aprendizagem, respeito e solidariedade.
Não é comum ter que orientar procedimentos de estudo no Ensino Superior. Contudo, pela experiência, seguem algumas dicas para aqueles que se interessarem.

1. A nossa disciplina se pauta numa proposta pedagógica específica, sociointeracionista, que visa, em última instância, estimular a interaprendizagem. Portanto, na prática, não existe o ‘apenas’ estudar “para a prova”. Envolva-se com as discussões em sala e aproveite ao máximo o tempo da aula.
2. Faça anotações de palavras-chave ou conceitos trabalhados em aula. A maioria de nós não possui uma “super memória”. Se conseguir, crie o hábito de fazer um “resumo da aula”, a partir das anotações, quando chegar em casa ou no dia seguinte. Com isso, o seu desempenho vai melhorar muito.
3. Há uma diversidade de avaliações em nossa disciplina em todo bimestre. Valorize estas oportunidades de aprendizagem e não somente a prova escrita.
4. Busque os textos no começo do bimestre e leia-os com cuidado, grifando o que achar mais importante, o quanto antes. Anote as dificuldades e as traga para discutir com o professor e os colegas.
5. Não protele a realização dos trabalhos. Produza-os no começo do bimestre, para não se sobrecarregar com as demais disciplinas.
6. Você já tem uma trajetória na Educação Básica e sabe as dificuldades e vantagens dos trabalhos em grupo. Não embarque na ‘canoa furada’ de protelar até a última data a produção coletiva, esperando que alguém dê o passo inicial. Se observar que o trabalho não está sendo produtivo, converse com o professor o mais breve possível, para encontrar uma solução.
7.  As datas de avaliações e entregas de trabalhos são definidas e divulgadas no início do bimestre. Se houver alguma necessidade de alteração, por força maior, será comunicado em sala, no blog e pela rede social.
8. Este é um curso presencial e a universidade cobra dos professores a realização de chamadas. A responsabilidade pelo controle das próprias faltas é sua. Leia a legislação da UENP (manual do aluno) sobre a questão das faltas. Se houver necessidade, apresente justificativa pelos trâmites legais.
9. Não dê valor a boatos e maledicências, se tiver dúvida quanto a algum procedimento, marque um horário e dialogue com o professor. O horário para atendimento no Ensino Superior é previsto em lei.
10. A Universidade oferece muitas atividades de Extensão, Ensino e Pesquisa. Se você puder, procure envolver-se com algum projeto. Isto aumentará ainda mais o seu aproveitamento e desempenho.
11. No mais, temos certeza que teremos um bom curso, com muita dinâmica, debate e aprendizagem.


Atenciosamente,

Prof. Jean Moreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário