quarta-feira, 4 de março de 2020

PROGRAMA 1º bimestre


DIDÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA
Prof. Jean C. Moreno

Universidade estadual do norte do Paraná
Centro de ciências humanas e da educação
BLOG
http://historiaaprendiz.blogspot.com.br/
Orientações Gerais
Aulas

Programa (1º bimestre)
a) Introdução ao Ensino de História:
b) Perspectivas atuais sobre o Ensino de História.
c) Juventude, Escola e Ensino de História

Leitura coletiva obrigatória
10/03
DAYRELL, J. A Escola como Espaço Sociocultural. In: _____ (org.). Múltiplos olhares: sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996. p. 136-161.
23/3
AMARAL, C.; ALVES, E.; JESUS, E.; PINTO, M. H. Sim, a historia é importante! O trabalho de fontes na perspectiva da Educação Histórica. Lisboa: Porto, 2012. 32p.
24/3
Sim, a historia é importante! O trabalho de fontes na perspectiva da Educação Histórica.

CRONOGRAMA 3º ano
(composição da nota bimestral)
Ver cronograma
Debate: Apresentação
4,0
Ver cronograma
Debate: problematização
4,0
Ver cronograma
Relatório dos debates
2,0
27/4
Prova
10,0

FORMAR 4 GRUPOS DE ATÉ 5 COMPONENTES.
Data
Texto
Ap.
Prob.
17/3
A invisibilidade da juventude na vida escolar
Matheus
Ricardo
30/3
A Escola “Faz” as Juventudes?
Yasmin
Andressa
07/4
Ser Jovem e Ser Aluno: entre a escola e o Facebook
Ricardo
Yasmin
13/4
Polegarzinha
Andresssa
Matheus

Apresentação e debate

Critérios para avaliação da apresentação
Tempo de apresentação: 1 hora.
Preparação coletiva.
Exposição do texto de maneira clara e objetiva.
Ideia central; ideias secundárias, exemplos interessantes.
Extrapolação: argumentação embasada no texto indicado ou em pesquisas complementares.  Levantamento de problemas.

Critérios para avaliação da problematização
GRUPO DEBATEDOR: meia hora de discussão.
Preparação coletiva.
Comentário ou problematização com base na apresentação dos colegas e nos textos indicados.
Identificação da ideia central do texto.
Postura acadêmica.
Extrapolação: argumentação embasada no texto indicado ou em pesquisas complementares.  Levantamento de problemas.

Relatórios
Entrega no mesmo dia da apresentação.
Modelo na rede social da turma.
Ideia central do texto
Ideias secundárias
Exemplos utilizados pelo grupo

Prova
Textos obrigatórios
Conteúdo dos debates
Conteúdo das aulas expositivas

Prova: critérios avaliativos
Compreensão dos textos.
Relação dos textos com a situação atual do ensino de História
Articulação com o que foi debatido em sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário