Dia 21/3
BITTENCOURT, C. Aprendizagens em História. In: Ensino de
História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 181-198.
INTRODUÇÃO
AO
ENSINO DE HISTÓRIA
Prof.
Jean C. Moreno
ESCOLARIZAÇÃO
Fenômeno
bastante complexo que envolve questões culturais, sociais, econômicas e
políticas.
Uma obrigação e um direito.
A
História escolar é uma disciplina de caráter pedagógico que assume uma dimensão
de significar a existência humana no e com o tempo.
NOSSO OBJETIVO
“a
construção de uma nova mentalidade a respeito do papel da escola, de sua função
social, e, mais que isto, a construção de uma nova concepção a respeito de o
que, como e para que ensinar História, tendo claro para quem
se ensina (...)” (Selva G. Fonseca).
SUPERAÇÃO
“...a
história invariavelmente apresenta-se como algo externo ao aluno, algo exótico
ou como espetáculo, que não lhe diz respeito. Resta aos estudantes, uma vez que
se situam numa posição de não-saber, memorizar, assimilar este conhecimento
acumulado, cujos depositários fiéis são os manuais didáticos e a autoridade do
professor” (STEPHANOU, 1998, p. 41).
POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
Estratégias de ensino (utilização de filmes, documentos escritos, imagens, canções, atividades de pesquisa, etc.)
Pensar
a aprendizagem (os alunos precisam desenvolver estruturas
históricas úteis para se orientar no tempo – Rüsen).
PETER LEE
PROBLEMA CENTRAL: O QUE SIGNIFICA “SABER HISTÓRIA”?
Literacia:
conjunto de competências próprias da aprendizagem histórica.
PENSAR O ENSINO DE HISTÓRIA
INTERVINDO SOBRE:
Uma CULTURA HISTÓRICA
Uma CULTURA ESCOLAR
PENSAR O ENSINO DE HISTÓRIA
Quando se resolveu ensinar História nas escolas?
Por que se resolveu ensinar História nas escolas?
Até a década de 1970
•
Heróis pátrios,
•
Natureza idealizada,
•
Moral e civismo.
•
objetivo: formar e conformar a nação.
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