terça-feira, 14 de março de 2017

TEH aula de 14/3

Dia 21/3


  BITTENCOURT, C. Aprendizagens em História. In: Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 181-198.

 

INTRODUÇÃO AO
ENSINO DE HISTÓRIA

Prof. Jean C. Moreno

 

ESCOLARIZAÇÃO

Fenômeno bastante complexo que envolve questões culturais, sociais, econômicas e políticas.

 

Uma obrigação e um direito.

A História escolar é uma disciplina de caráter pedagógico que assume uma dimensão de significar a existência humana no e com o tempo.

 

NOSSO OBJETIVO

“a construção de uma nova mentalidade a respeito do papel da escola, de sua função social, e, mais que isto, a construção de uma nova concepção a respeito de o que, como e para que ensinar História, tendo claro para quem se ensina (...)” (Selva G. Fonseca).

SUPERAÇÃO

  “...a história invariavelmente apresenta-se como algo externo ao aluno, algo exótico ou como espetáculo, que não lhe diz respeito. Resta aos estudantes, uma vez que se situam numa posição de não-saber, memorizar, assimilar este conhecimento acumulado, cujos depositários fiéis são os manuais didáticos e a autoridade do professor” (STEPHANOU, 1998, p. 41).

POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

  Estratégias de ensino (utilização de filmes, documentos escritos, imagens, canções, atividades de pesquisa, etc.)

  Pensar a aprendizagem (os alunos precisam desenvolver estruturas históricas úteis para se orientar no tempo – Rüsen).

 

PETER LEE

  PROBLEMA CENTRAL: O QUE SIGNIFICA “SABER HISTÓRIA”?

  Literacia: conjunto de competências próprias da aprendizagem histórica.

 

PENSAR O ENSINO DE HISTÓRIA

 

INTERVINDO SOBRE:

 

Uma CULTURA HISTÓRICA

 

Uma CULTURA ESCOLAR

 

PENSAR O ENSINO DE HISTÓRIA

Quando se resolveu ensinar História nas escolas?

 

Por que se resolveu ensinar História nas escolas?

 

Até a década de 1970
          Heróis pátrios,
          Natureza idealizada,
          Moral e civismo.

          objetivo: formar e conformar a nação.

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