Data
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Tema
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Apresentador
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Debatedor
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28/3
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1. Compreender que
os alunos não são como “cera mole”.
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ANA
PAULA
DIOGO
GIORGIO
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THAINÁ
THIAGO
HADRYANN
GUSTAVO |
04/4
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2. As
possibilidades e os critérios para selecionar conteúdos.
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THAINÁ
THIAGO
HADRYANN
GUSTAVO |
ANA
CARLA
CLEITON
JORGE
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11/4
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3. O diálogo com os
avanços da Historiografia.
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ANA
CARLA
CLEITON
JORGE
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ANA
PAULA
DIOGO
GIORGIO
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Texto base: MORENO, J. C. Pensar a História. Pensar seu
Ensino. Curitiba: Faculdades Bagozzi, mimeo, 2004.
TEXTOS COMPLEMENTARES
1. Texto-base: Compreender que os alunos não são
como “cera mole”.
Textos complementares:
LAVILLE, Christian. A guerra das narrativas:
debates e ilusões em torno do ensino de História. Rev. bras. Hist. [online]. 1999,
vol.19, n.38.
FREIRE, P. Ensinar não é transferir conhecimento.
In: Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática
educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. p. 47-87.
2. Texto-base: As possibilidades e os critérios
para selecionar conteúdos.
Texto complementar:
BITTENCOURT, C. Conteúdos Históricos: como
selecionar? In: Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São
Paulo: Cortez, 2004. p. 135-173.
3. Texto-base: O diálogo com os avanços da
Historiografia.
Texto complementar: BITTENCOURT,
C. O que é Disciplina Escolar? In: Ensino
de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 33-54.
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