METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
Licenciatura em História - 2º ano
Prof. Jean C. Moreno.
BLOG
historiaaprendiz.blogspot.com.br
Orientações Gerais
Programa
Aulas
1º
bimestre
Introdução
ao Ensino de História
Metodologia
e Interpretação de documentos na escola
Imagem
e Ensino de História
Cinema
e Ensino de História
Leitura
coletiva obrigatória
ABUD,
Kátia; SILVA, André C. de M.; ALVES, Ronaldo C. Documentos escritos e o ensino
de História. Ensino de História. São Paulo: Cengage Learning, 2010. p.
1-26.
GINZBURG,
Carlo. “Sinais: raízes de um paradigma indiciário” In: ______. Mitos, emblemas,
sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p.
143-180.
MORENO,
J. C.; RANZI, S. F. Desenvolvendo Atividades e Avaliando a partir do Documento
Histórico. Avaliação no Ensino de História nas Séries Iniciais.
Brasília: Ministério da Educação, 2006. p. 17-33.
Composição
da nota bimestral
Prova
17/4
|
Prova (individual)
|
8,0
|
Ver cronograma
|
Apresentação (grupo)
|
3,0
|
Ver cronograma
|
Debate (grupo)
|
3,0
|
Ver cronograma
|
Relatórios (individual)
|
2,0
|
10/4
|
PCC (grupo)
|
4,0
|
Textos obrigatórios
Conteúdo dos debates
Conteúdo das aulas expositivas
Prova:
critérios avaliativos
Compreensão
dos textos.
Relação
dos textos com a situação atual do ensino de História
Articulação
com o que foi debatido em sala.
DEBATES
Data
|
Texto
|
Apresentador
|
Debatedor
|
20/3
|
1. A História Numa Sociedade de Mídia.
|
ANA CARLA
CLEITON
JORGE
|
THAINÁ
THIAGO
HADRYANN
GUSTAVO |
27/3
|
2. Através da Imagem: Fotografia e História Interface.
|
ANA PAULA
DIOGO
GIORGIO
|
ANA CARLA
CLEITON
JORGE
|
10/4
|
3. Apologia da relação cinema-história.
|
THAINÁ
THIAGO
HADRYANN
GUSTAVO |
ANA PAULA
DIOGO
GIORGIO
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário