DO TEMA
AO PROBLEMA
“Em primeiro lugar, é
preciso saber formular problemas. E, digam o que disserem, na vida científica
os problemas não se formulam de modo espontâneo. Para o espírito científico,
todo o conhecimento é resposta a uma pergunta. Se não há pergunta, não pode
haver conhecimento científico” (Bachelard, 1996).
Situação–problema
Situação didática na
qual se propõe ao sujeito uma tarefa que ele não pode realizar sem efetuar uma aprendizagem
efetiva.
Esta aprendizagem que
constitui o verdadeiro objetivo da situação-problema, se dá ao vencer o
obstáculo na realização da tarefa.
Compromisso
de indagação (LEE)
Os significados não
são revelados pela evidência, portanto, mas pela interrogação de mentes atentas
e desconfiadas, treinadas na articulação da "lógica histórica", ou
seja, no manejo adequado das evidências (Thompson).
AULA-OFICINA
DOCUMENTO HISTÓRICO
(base operatória da
disciplina)
Paradigma indiciário
Indícios da
experiência humana
Na realidade
cotidiana (na arquitetura, na urbanidade, na paisagem)
Na tradição (festa,
lazer, ...)
Na memória
etc... (SCHMIDT e
BRAGA)
“A História existe
apenas em relação às questões que lhe formulamos. Materialmente, a História é
escrita com fatos; formalmente, com uma problemática e conceitos” (VEYNE, 1983,
p. 6).
6.
Aprender a diagnosticar
A escola se constitui
como um espaço, dentre outros, de difusão e organização de memórias públicas –
Burke.
INVESTIGAR
A CULTURA HISTÓRICA
“(...) lidamos com
conhecimentos que são banhados em crenças e valores políticos, culturais,
religiosos, guardando, em geral, complexas e inevitáveis ligações com as
idéias, comportamentos e atitudes que circulam e se propagam na vida social
(...)” SIMAN p. 100.
Programa
de pesquisa
Como os alunos pensam
historicamente?
Construir
possibilidades e experimentar novas abordagens e verificar se, diante destas
novas alternativas, os alunos conseguem construir outras maneiras de pensar.
IDÉIAS TÁCITAS
Sondagem inicial:
Questionários
Situações problema
Entrevistas
Tempestade Cerebral
É após serem detectadas as idéias tácitas dos alunos que se pode planejar
a intervenção pedagógica a ser realizada.
No segundo momento da aula oficina de história, é necessário
realizar a explicitação e problematização do resultado da análise das idéias
tácitas, junto à turma.
Esse momento é
importante porque permite a partilha, o conflito e a discussão das diferentes
concepções apresentadas pelos alunos, ao mesmo tempo em que se pode aproveitar
para apontar questões a serem objeto de estudo e investigação.
Que o aluno seja capaz de identificar o que aprendeu, comparando com o
que já sabia, informando o que considerou mais significativo na aprendizagem,
além de destacar os pontos mais ou menos positivos.
Objetivo
Auto-conhecimento.
“Não são as lendas
que investigo, é a mim mesmo que examino” (Platão, Fedro).
Cognitivo
Aprender a
decodificar a sociedade da qual faz parte, localizando-se e inserindo-se nela,
estabelecendo conexões com a realidade mais imediata e aprendendo a olhar
horizontes mais amplos (Padrós).
Compromisso
Ético
Não ser indiferente
ao seu tempo.
3ª pessoa
Lucien
Febvre
Amo a História. Se
não amasse não seria historiador...Para conhecerem a História virem
resolutamente as costas para o passado e antes de mais nada vivam. Envolvam-se
na vida...não fechem os olhos ao grande movimento da vida. Não se contentem em
presenciar de fora o que acontece no mar em fúria ...arregacem as mangas e
vivam intensamente, questionem, duvidem, lutem (...).
Não se ensina somente
aquilo que se sabe, mas principalmente aquilo que se é.
Jean Jaurés
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