quinta-feira, 29 de outubro de 2015

2o ano TEH

RESUMO DA AULA DE 15/10

DO TEMA AO PROBLEMA

“Em primeiro lugar, é preciso saber formular problemas. E, digam o que disserem, na vida científica os problemas não se formulam de modo espontâneo. Para o espírito científico, todo o conhecimento é resposta a uma pergunta. Se não há pergunta, não pode haver conhecimento científico” (Bachelard, 1996).

Situação–problema

Situação didática na qual se propõe ao sujeito uma tarefa que ele não pode realizar sem efetuar uma aprendizagem efetiva.
Esta aprendizagem que constitui o verdadeiro objetivo da situação-problema, se dá ao vencer o obstáculo na realização da tarefa.

Compromisso de indagação (LEE)

Os significados não são revelados pela evidência, portanto, mas pela interrogação de mentes atentas e desconfiadas, treinadas na articulação da "lógica histórica", ou seja, no manejo adequado das evidências (Thompson).

AULA-OFICINA

DOCUMENTO HISTÓRICO
(base operatória da disciplina)
Paradigma indiciário
Indícios da experiência humana
Na realidade cotidiana (na arquitetura, na urbanidade, na paisagem)
Na tradição (festa, lazer, ...)
Na memória
etc... (SCHMIDT e BRAGA)


“A História existe apenas em relação às questões que lhe formulamos. Materialmente, a História é escrita com fatos; formalmente, com uma problemática e conceitos” (VEYNE, 1983, p. 6).


6. Aprender a diagnosticar

A escola se constitui como um espaço, dentre outros, de difusão e organização de memórias públicas – Burke.

INVESTIGAR A CULTURA HISTÓRICA

“(...) lidamos com conhecimentos que são banhados em crenças e valores políticos, culturais, religiosos, guardando, em geral, complexas e inevitáveis ligações com as idéias, comportamentos e atitudes que circulam e se propagam na vida social (...)” SIMAN p. 100.

Programa de pesquisa
Como os alunos pensam historicamente?

Construir possibilidades e experimentar novas abordagens e verificar se, diante destas novas alternativas, os alunos conseguem construir outras maneiras de pensar.

IDÉIAS TÁCITAS

Sondagem inicial:

Questionários
Situações problema
Entrevistas
Tempestade Cerebral

É após serem detectadas as idéias tácitas dos alunos que se pode planejar a intervenção pedagógica a ser realizada.

No segundo momento da aula oficina de história, é necessário realizar a explicitação e problematização do resultado da análise das idéias tácitas, junto à turma.
Esse momento é importante porque permite a partilha, o conflito e a discussão das diferentes concepções apresentadas pelos alunos, ao mesmo tempo em que se pode aproveitar para apontar questões a serem objeto de estudo e investigação.

Que o aluno seja capaz de identificar o que aprendeu, comparando com o que já sabia, informando o que considerou mais significativo na aprendizagem, além de destacar os pontos mais ou menos positivos.


Objetivo

Auto-conhecimento.

“Não são as lendas que investigo, é a mim mesmo que examino” (Platão, Fedro).
Cognitivo

Aprender a decodificar a sociedade da qual faz parte, localizando-se e inserindo-se nela, estabelecendo conexões com a realidade mais imediata e aprendendo a olhar horizontes mais amplos (Padrós).

Compromisso Ético



Não ser indiferente ao seu tempo.

3ª pessoa

Lucien Febvre

Amo a História. Se não amasse não seria historiador...Para conhecerem a História virem resolutamente as costas para o passado e antes de mais nada vivam. Envolvam-se na vida...não fechem os olhos ao grande movimento da vida. Não se contentem em presenciar de fora o que acontece no mar em fúria ...arregacem as mangas e vivam intensamente, questionem, duvidem, lutem (...).


Não se ensina somente aquilo que se sabe, mas principalmente aquilo que se é.

Jean Jaurés

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