terça-feira, 13 de outubro de 2015

2o ano TEH

RESUMO DA AULA DE 24/9

2. significação

SUPERAÇÃO

“da forma habitual na prática docente, em que o ato de ensinar toma os conteúdos da disciplina como referência e tenta aproximá-los, de forma mais ou menos motivadora, dos alunos” (SCHMIDT, CAINELLI, p. 50).

 

Estratégias de Significação

 

Partindo do Presente.

A construção do sentido se dá na inserção em tempos mais longos.

 

Acontecimentos

X

tempos mais profundos

 

 

3. Ampliar a noção do que se entende por “conteúdo”.

 

Há diversos conteúdos não explicitados em nossa organização curricular prática.


Trazê-los para a consciência.


Formação de competências específicas na construção de uma leitura histórica do mundo.

 

 

Pensar a Formação de COMPETÊNCIAS


Sem habilidades e competências cognitivas  - formar o tal do “cidadão crítico” é algo desprovido de sentido.

 

Competência

É a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.) [Perrenoud]

 

Conteúdos conceituais

São aqueles que se relacionam ao saber sobre alguma coisa, isto é sobre fatos e princípios expressos por palavras significativas que produzem imagens mentais e promovem a atividade cognitiva, para a ampliação dos significados.

 

DESTACAR CONCEITOS

O DOMÍNIO CONCEITUAL DEVE ESTAR PRESENTE NOS NOSSOS OBJETIVOS PEDAGÓGICOS

 

Aprendizagem conceitual

“sem conceitos nada se vê […] cada conceito que conquistamos refina e enriquece nossa percepção de mundo” (Veyne, 1983, p. 30).

 

Conceitos tornam o objeto histórico inteligível.

 

DOMÍNIO CONCEITUAL NÃO É DEFINIÇÃO DE PALAVRAS.

Muitas vezes alguns conceitos são utilizados de maneira banal.

Alguns são tão familiares que acabam por designar conteúdos ou períodos históricos.

Paradoxalmente, a aprendizagem conceitual não pode ser teórica. Ela é necessariamente a aprendizagem de uma prática (SEGAL).

Historicidade dos conceitos (PCNs)

 

Dilema: ensinar conteúdos ou ensinar competências?

o dilema não existe pois os professores ensinam as duas coisas implicitamente;

A questão é aprender a ensiná-las de forma explícita, com o objetivo de promover aprendizagem;



Não podemos ser reféns de uma quantidade enorme de conteúdos, mas precisamos organizar o ensino de conteúdos e competências / habilidades de forma associada, a partir de situações –problema. 

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