terça-feira, 13 de outubro de 2015
2o ano TEH
RESUMO DA AULA DE 24/9
SUPERAÇÃO
“da forma
habitual na prática docente, em que o ato de ensinar toma os conteúdos da
disciplina como referência e tenta aproximá-los, de forma mais ou menos
motivadora, dos alunos” (SCHMIDT, CAINELLI, p. 50).
Estratégias de Significação
Partindo do
Presente.
A construção
do sentido se dá na inserção em tempos mais longos.
Acontecimentos
X
tempos mais
profundos
3. Ampliar
a noção do que se entende por “conteúdo”.
Há diversos conteúdos
não explicitados em nossa organização curricular prática.
Trazê-los para
a consciência.
Formação de
competências específicas na construção de uma leitura histórica do mundo.
Pensar a Formação de COMPETÊNCIAS
Sem
habilidades e competências cognitivas -
formar o tal do “cidadão crítico” é algo desprovido de sentido.
Competência
É a faculdade
de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
informações, etc.) [Perrenoud]
Conteúdos conceituais
São aqueles
que se relacionam ao saber sobre alguma coisa, isto é sobre fatos e princípios
expressos por palavras significativas que produzem imagens mentais e promovem a
atividade cognitiva, para a ampliação dos significados.
DESTACAR
CONCEITOS
O DOMÍNIO
CONCEITUAL DEVE ESTAR PRESENTE NOS NOSSOS OBJETIVOS PEDAGÓGICOS
Aprendizagem
conceitual
“sem conceitos
nada se vê […] cada conceito que conquistamos refina e enriquece nossa
percepção de mundo” (Veyne, 1983, p. 30).
Conceitos
tornam o objeto histórico inteligível.
DOMÍNIO
CONCEITUAL NÃO É DEFINIÇÃO DE PALAVRAS.
Muitas vezes
alguns conceitos são utilizados de maneira banal.
Alguns são tão
familiares que acabam por designar conteúdos ou períodos históricos.
Paradoxalmente,
a aprendizagem conceitual não pode ser teórica. Ela é necessariamente a
aprendizagem de uma prática (SEGAL).
Historicidade
dos conceitos (PCNs)
Dilema: ensinar conteúdos ou ensinar competências?
o dilema não
existe pois os professores ensinam as duas coisas implicitamente;
A questão é
aprender a ensiná-las de forma explícita, com o objetivo de promover aprendizagem;
Não podemos
ser reféns de uma quantidade enorme de conteúdos, mas precisamos organizar o
ensino de conteúdos e competências / habilidades de forma associada, a partir
de situações –problema.
SUPERAÇÃO
“da forma
habitual na prática docente, em que o ato de ensinar toma os conteúdos da
disciplina como referência e tenta aproximá-los, de forma mais ou menos
motivadora, dos alunos” (SCHMIDT, CAINELLI, p. 50).
Estratégias de Significação
Partindo do
Presente.
A construção
do sentido se dá na inserção em tempos mais longos.
Acontecimentos
X
tempos mais
profundos
3. Ampliar
a noção do que se entende por “conteúdo”.
Há diversos conteúdos
não explicitados em nossa organização curricular prática.
Trazê-los para
a consciência.
Formação de
competências específicas na construção de uma leitura histórica do mundo.
Pensar a Formação de COMPETÊNCIAS
Sem
habilidades e competências cognitivas -
formar o tal do “cidadão crítico” é algo desprovido de sentido.
Competência
É a faculdade
de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
informações, etc.) [Perrenoud]
Conteúdos conceituais
São aqueles
que se relacionam ao saber sobre alguma coisa, isto é sobre fatos e princípios
expressos por palavras significativas que produzem imagens mentais e promovem a
atividade cognitiva, para a ampliação dos significados.
DESTACAR
CONCEITOS
O DOMÍNIO
CONCEITUAL DEVE ESTAR PRESENTE NOS NOSSOS OBJETIVOS PEDAGÓGICOS
Aprendizagem
conceitual
“sem conceitos
nada se vê […] cada conceito que conquistamos refina e enriquece nossa
percepção de mundo” (Veyne, 1983, p. 30).
Conceitos
tornam o objeto histórico inteligível.
DOMÍNIO
CONCEITUAL NÃO É DEFINIÇÃO DE PALAVRAS.
Muitas vezes
alguns conceitos são utilizados de maneira banal.
Alguns são tão
familiares que acabam por designar conteúdos ou períodos históricos.
Paradoxalmente,
a aprendizagem conceitual não pode ser teórica. Ela é necessariamente a
aprendizagem de uma prática (SEGAL).
Historicidade
dos conceitos (PCNs)
Dilema: ensinar conteúdos ou ensinar competências?
o dilema não
existe pois os professores ensinam as duas coisas implicitamente;
A questão é
aprender a ensiná-las de forma explícita, com o objetivo de promover aprendizagem;
Não podemos
ser reféns de uma quantidade enorme de conteúdos, mas precisamos organizar o
ensino de conteúdos e competências / habilidades de forma associada, a partir
de situações –problema.
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