sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Exame Final MEH 04/12



Bibliografia Mínima.

ABUD, Kátia; SILVA, André C. de M.; ALVES, Ronaldo C. Documentos escritos e o ensino de História. Ensino de História. São Paulo: Cengage Learning, 2010. p. 1-26.

ALBUQUERQUE JR. D. M. Fazer defeitos nas memórias: para que servem o ensino e a escrita da história? In: GONÇALVES, M. de A. [et al.] (Orgs.). Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. p. 21-39.
AMARAL, C.; ALVES, E.; JESUS, E.; PINTO, M. H. Sim, a historia é importante! O trabalho de fontes na perspectiva da Educação Histórica. Lisboa: Porto, 2012. 32p.
BOSI, E. Memória e Interação. In: ____. Memória e Sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.  p. 405-432.
CAINELLI, M. SCHIMIDT, M. A. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.
CASTELO, S. C.; CECATTO, A. FERNANDES, M. R. Imagem e Ensino de História. In: MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; ARAÚJO, F. M. L (Org.). Ensino & linguagens da História. For­taleza: EdUECE, 2015. (p. 235-267)
FRANCO, A. P.; VENERA, R. A. S. A Memória e o Ensino de História Hoje: um desafio nos deslizamentos de sentidos. In:  ZAMBONI, E. Digressões sobre o ensino de História: memória, história oral e razão histórica. Itajaí: Editora Maria do Cais, 2007.  p. 73-102.

GINZBURG, Carlo. “Sinais: raízes de um paradigma indiciário” In: ______. Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-180.

MATOS, J. S.; SENNA, A. K. História oral como fonte: problemas e métodos. Historiæ, Rio Grande, 2 (1): 95-108, 2011.
MORENO, J. C., PEREIRA, A. C. Fotografia e Escravidão: uma proposta de utilização da produção de Victor Frond no ensino de História. História & Ensino (UEL), 2015.

MORENO, J. C.; RANZI, S. F. Desenvolvendo Atividades e Avaliando a partir do Documento Histórico. In: Avaliação no Ensino de História nas Séries Iniciais. Brasília: Ministério da Educação, 2006. p. 17-33.

RANZI, S.; FUCKNER, C.; LIMA, A. O uso do Documento Histórico. In: ______ A avaliação em História no Ensino Fundamental. Curitiba: UFPR, 2006. p. 35-116
ROCHA, H. A presença do passado na aula de História. In: MAGALHÃES, M. et al (orgs.). Ensino de História - usos do passado: memória e mídia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014. p. 33-51.

2 comentários: