terça-feira, 26 de setembro de 2017

4º bimestre MEH NOTURNO



Revisão: o uso do documento histórico
Pesquisa e Ensino de História
Sentidos da Aprendizagem Histórica


Leituras coletivas obrigatórias


RANZI, S.; FUCKNER, C.; LIMA, A. O uso do Documento Histórico. In: ______ A avaliação em História no Ensino Fundamental. Curitiba: UFPR, 2006. p. 35-116
09/10
ALBUQUERQUE JR. D. M. Fazer defeitos nas memórias: para que servem o ensino e a escrita da história? In: GONÇALVES, M. de A. [et al.] (Orgs.). Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. p. 21-39.
16/10
ROCHA, H. A presença do passado na aula de História. In: MAGALHÃES, M. et al (orgs.). Ensino de História - usos do passado: memória e mídia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014. p. 33-51.
23/10


PROPOSTAS METODOLÓGICAS
Apresentação de ½ hora
Apresentar as propostas de atividades corrigidas
Trazer as imagens e os recortes de vídeos já prontos (editados)

09/10
 MÉTODOS E SENTIDOS DA HISTÓRIA ORAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DO FILME ‘UMA CIDADE SEM PASSADO’
09/10
 APRENDENDO HISTÓRIA A PARTIR DO PRESENTE: FAVELIZAÇÃO E A PROBLEMÁTICA DA PERIFERIA NA GLOBALIZAÇÃO.
16/10
 TEMPO, TRABALHO E DISCIPLINA: A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A PARTIR DO CINEMA 
16/10
 HISTÓRIA E MEMÓRIA: A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NA II GUERRA ATRAVÉS DO CINEMA.
23/10
 APRENDIZAGEM HISTÓRICA E CINEMA: A LUTA PELOS DIREITOS CIVIS NOS EUA. 
23/10
 O GRANDE DITADOR: O TOTALITARISMO NO CINEMA.


Composição da nota bimestral

13/11
Prova
10,0
05/10
Resumo
1,0
10/11
Texto completo
8,0
Ver cronograma
Apresentação da Metodologia
4,0
Durante as aulas
Rascunho pesquisa
2,0
30/10
Seminário de Estágio
5,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário