Revisão: o uso do documento histórico
Pesquisa e Ensino de História
Sentidos da Aprendizagem Histórica
Sentidos da Aprendizagem Histórica
Leituras coletivas obrigatórias
RANZI, S.; FUCKNER, C.; LIMA, A. O uso do Documento
Histórico. In: ______ A avaliação em História no Ensino Fundamental.
Curitiba: UFPR, 2006. p. 35-116
|
09/10
|
ALBUQUERQUE JR. D. M. Fazer defeitos nas memórias: para
que servem o ensino e a escrita da história? In: GONÇALVES, M. de A. [et al.]
(Orgs.). Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: Editora FGV,
2012. p. 21-39.
|
16/10
|
ROCHA, H. A presença do passado na aula de História. In: MAGALHÃES, M. et al (orgs.).
Ensino de História - usos do passado: memória e mídia. Rio
de Janeiro: Editora FGV, 2014. p. 33-51.
|
23/10
|
PROPOSTAS
METODOLÓGICAS
Apresentação de ½ hora
Apresentar as propostas de atividades
corrigidas
Trazer as imagens e os recortes de vídeos
já prontos (editados)
09/10
|
MÉTODOS E
SENTIDOS DA HISTÓRIA ORAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DO FILME ‘UMA
CIDADE SEM PASSADO’
|
09/10
|
APRENDENDO
HISTÓRIA A PARTIR DO PRESENTE: FAVELIZAÇÃO E A PROBLEMÁTICA DA PERIFERIA NA
GLOBALIZAÇÃO.
|
16/10
|
TEMPO,
TRABALHO E DISCIPLINA: A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A PARTIR DO CINEMA
|
16/10
|
HISTÓRIA E
MEMÓRIA: A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NA II GUERRA ATRAVÉS DO CINEMA.
|
23/10
|
APRENDIZAGEM
HISTÓRICA E CINEMA: A LUTA PELOS DIREITOS CIVIS NOS EUA.
|
23/10
|
O GRANDE
DITADOR: O TOTALITARISMO NO CINEMA.
|
Composição da nota bimestral
13/11
|
Prova
|
10,0
|
05/10
|
Resumo
|
1,0
|
10/11
|
Texto completo
|
8,0
|
Ver cronograma
|
Apresentação da Metodologia
|
4,0
|
Durante as aulas
|
Rascunho pesquisa
|
2,0
|
30/10
|
Seminário
de Estágio
|
5,0
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário