quarta-feira, 26 de abril de 2017

TEH 2o bimestre

2º Bimestre

Teorias do Ensino de História

 

CONTEÚDO-BASE PARA PROVA .

  CARRETERO, M. Construtivismo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. 96 p. (02/5; 16/5)

  Cumulativo.

  Introdução ao Ensino de História.

  Debates e aulas expositivas.

 

 

DEBATES

09/5
Um ensino de História impregnado de Sentido e Experiência.
Gustavo
Hadryan
Tatiane
Thiago
Ana Carla
Clayton
Jorge
Luis Gustavo
23/5
Oferecendo uma diversidade Didática.
Ana Carla
Clayton
Jorge
Luis Gustavo
Ana Paula
Diogo
Giorgio
Fernanda
06/6
A espiralidade do conhecimento e
o Ensino de História.
Ana Paula
Diogo
Giorgio
Fernanda
Gustavo
Hadryan
Tatiane
Thiago



Composição da nota bimestral

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

 

 

Avaliação
Valor
Data
Prova escrita
10,0
13/6
Debates (ap.)
2,0
Cfme. Cronograma
Debates (deb.)
2,0
Cfme. Cronograma
PCC
5,0
30/5
Relatórios
1,0
Cfme. Cronograma

 

     ANALISANDO UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (2ª fase)

 

 

              Referência: nome do livro, autor(es), editora, ano de edição

              Quem é (são) o (s) autor(es) (formação e experiência)?

              É uma coleção aprovada pelo PNLD?

              Qual é a forma de organização curricular predominante?

 

Responda às demais questões, exemplificando:

 

5. O livro leva em consideração a progressão cognitiva e maturação dos estudantes (conforme estamos estudando através da psicologia da educação)?

6. Diversidade textual - São explorados somente os textos produzidos pelo(a) autor(a) ou ele trabalha com outros tipos de textos?

 

7. Atividades.

             São separadas do conteúdo?

             Trabalhadas apenas como fixação ou como momento de aprendizagem significativo? Levam o aluno a refletir? A construir um novo saber?

             São estimulantes (desafiadoras) para os alunos?

             Estimulam conscientemente as competências cognitivas básicas (análise, comparação, observação, investigação, síntese, criatividade, interpretação, planejamento, relacionamento, etc.)?

             Estimulam o aprendizado de procedimentos?

             Levam em conta a experiência vivida dos alunos?

             Estimulam a capacidade de produzir argumentos?

             Há gradação de dificuldades nos conteúdos e exercícios?

 

8. Cidadania e diversidade cultural:

                 Combate à passividade, estimulando as crianças e adolescentes a serem cidadãos ativos e co-responsáveis pela construção de seu mundo?

                 Estimula o espírito colaborativo (trabalhos em grupo, troca de ideias, debate de problemas, socialização)?

                 Traz preconceitos em textos ou imagens com relação à etnia, idade, sexo, origem social ou geográfica? Aborda claramente questões de discriminação?

                 Atende à diversidade cultural/étnica do povo brasileiro, nas imagens e nos textos?

                 Traz preconceito com relação à cultura popular?

                 Traz preconceito religioso, ou afirma uma única opção religiosa?

                 Dá espaço para o professor aplicar os conteúdos à realidade local?

                 Aborda a questão das desigualdades sociais?

                 Estimula o convívio social, o respeito, a tolerância e a prática da democracia?

 

9. Iconografia:

 

Traz imagens somente como ilustração ou como documento (questões para analisar as imagens)?


 

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