quarta-feira, 26 de abril de 2017

MEH 2o BIMESTRE vespertino

METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

Licenciatura em História - 2º ano

Prof. Jean C. Moreno.

2º bimestre

 

BLOG

historiaaprendiz.blogspot.com.br

Orientações Gerais

Aulas

 

2º bimestre

Metodologia e Interpretação de documentos na escola

Imagem e Ensino de História

Cinema e Ensino de História

 

Leitura coletiva obrigatória

15/5

CASTELO, S. C.; CECATTO, A. FERNANDES, M. R. Imagem e Ensino de História. In: MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; ARAÚJO, F. M. L (Org.). Ensino & linguagens da História. For­taleza: EdUECE, 2015.

15/5

MORENO, J. C., PEREIRA, A. C. Fotografia e Escravidão: uma proposta de utilização da produção de Victor Frond no ensino de História. História & Ensino (UEL), 2015.

22/5

AMARAL, C.; ALVES, E.; JESUS, E.; PINTO, M. H. Sim, a historia é importante! O trabalho de fontes na perspectiva da Educação Histórica. Lisboa: Porto, 2012. 32p.

 

Prova (12/6)

 

Textos obrigatórios

Conteúdo dos trabalhos coletivos

Conteúdo das aulas expositivas.

 

Prova: critérios avaliativos

 

Compreensão dos textos.

 

Relação dos textos com a situação atual do ensino de História

 

Articulação com o que foi debatido em sala.

 

CINEMA: Atividade Avaliativa

08/5 – Filme

Início: 13h45

Assistência coletiva do filme

Interpretação e proposição de atividades em grupo.

 

Trabalho escrito

Entrega: 05 de junho (por e-mail identificado: PCC 2º bimestre METODOLOGIA – vespertino -  historiaaprendizuenp@gmail.com).
Anexar a correção do que foi produzido no 1º bimestre.

Discussão Historiográfica Sobre o Tema

Revisão de literatura:

Situar as discussões contemporâneas sobre o seu tema (autores).

Utilizar os autores levantados na bibliografia selecionada no primeiro bimestre.

Pode consultar Revistas e Internet.

Mínimo: 5 páginas. Fonte times 12; espaço: 1,5, A4.

 

 

APRESENTAÇÃO EM SALA
(PCC)


29/5
Movimento negro
05/6
Revolução de 1930 (História regional)
05/6
Guerra do Vietnã

 

Apresentação

Porque é importante trabalhar com o tema escolhido para o mundo atual e para a realidade em que vivem nossos alunos.

O que vocês esperam que mude - que acrescente - na visão de mundo dos seus alunos após o trabalho com este tema.

Discussão Historiográfica Sobre o Tema.

 

Composição da nota bimestral


12/6
Prova (individual)
8,0
Ver cronograma
Apresentação
4,0
05/6
Trabalho escrito
4,0
Ver cronograma
Relatórios (individual)
1,0
08/5
Filme (atividade em grupo)
3,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário