PCC (2º bimestre)
1. Investigação a respeito da consciência histórica de
estudantes do ensino básico.
•
Entrega
da reescrita: 02 de junho (por e-mail: historiaaprendizuenp@gmail.com).
•
Aplicação do questionário (a partir de 09 de
junho):
•
Mínimo: 01 turma em
uma escola
•
Pode ser em escolas
diferentes
•
Diagnóstico
sociocultural da turma e da escola
TRABALHO ESCRITO
PCC
Entrega: 30 de junho
• Primeira parte:
Análise da consciência histórica dos estudantes a respeito do tema
escolhido.
• a)
Sobre os dados coletados:
• Caracterização
da Escola [município, rural/urbana, histórico (há quanto tempo ela existe),
condições gerais da escola / público que atende / quantos alunos, colocação no
ranking do MEC (IDEB / ENEM), etc.].
• Sobre
os alunos (série, idade, quantidade).
• Comentários
sobre o processo de coleta.
b) Os estudantes e o tema
escolhido
• Análise da
investigação sobre a cultura histórica dos alunos a respeito do tema
escolhido. (Como os alunos veem este tema? Sua leitura revela ‘pré-conceitos’
compartilhados socialmente?).
• (pode-se transformar
os dados em um gráfico e/ou citar as respostas dos alunos).
Segunda parte:
Discussão Historiográfica Sobre o Tema
• Revisão
de literatura:
• Situar as discussões
contemporâneas sobre o seu tema (autores).
• Utilizar os autores
levantados na bibliografia selecionada no primeiro bimestre.
• pode consultar
Revistas e Internet.
ELEMENTOS
TÉCNICOS
•
PADRÃO ABNT (Fonte Times 12,
entrelinhas: 1,5)
•
CITAÇÃO (AUTOR, ANO, PÁGINA)
•
CAPA
•
SUMÁRIO
•
BIBLIOGRAFIA (no final do trabalho)
APRESENTAÇÃO EM SALA
2º bimestre
APRESENTAÇÃO
PPC
Data
|
Tema
|
16/6
|
Juventude
e Política
|
16/6
|
História da África
|
23/6
|
Mulheres
brancas na colônia portuguesa
|
30/6
|
Mulheres negras da
periferia
|
07/7
|
História
e cultura indígena
|
14/7
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário