domingo, 15 de maio de 2016

DIDÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA 2o bimestre

PCC (2º bimestre)

1. Investigação a respeito da consciência histórica de estudantes do ensino básico.

   Entrega da reescrita: 02 de junho (por e-mail: historiaaprendizuenp@gmail.com).

    Aplicação do questionário (a partir de 09 de junho):

   Mínimo: 01 turma em uma escola

   Pode ser em escolas diferentes

   Diagnóstico sociocultural da turma e da escola

 

 

TRABALHO ESCRITO

PCC

Entrega: 30 de junho

    Primeira parte: Análise da consciência histórica dos estudantes a respeito do tema escolhido.

    a) Sobre os dados coletados:

    Caracterização da Escola [município, rural/urbana, histórico (há quanto tempo ela existe), condições gerais da escola / público que atende / quantos alunos, colocação no ranking do MEC (IDEB / ENEM), etc.].

    Sobre os alunos (série, idade, quantidade).

    Comentários sobre o processo de coleta.

 

b) Os estudantes e o tema escolhido

   Análise da investigação sobre a cultura histórica dos alunos a respeito do tema escolhido. (Como os alunos veem este tema? Sua leitura revela ‘pré-conceitos’ compartilhados socialmente?).

 

   (pode-se transformar os dados em um gráfico e/ou citar as respostas dos alunos).


Segunda parte: Discussão Historiográfica Sobre o Tema

   Revisão de literatura:

   Situar as discussões contemporâneas sobre o seu tema (autores).

   Utilizar os autores levantados na bibliografia selecionada no primeiro bimestre.

   pode consultar Revistas e Internet.

 

ELEMENTOS TÉCNICOS

 

    PADRÃO ABNT (Fonte Times 12, entrelinhas: 1,5)

    CITAÇÃO (AUTOR, ANO, PÁGINA)

    CAPA

    SUMÁRIO

    BIBLIOGRAFIA (no final do trabalho)

 

APRESENTAÇÃO EM SALA

2º bimestre


APRESENTAÇÃO PPC

Data

Tema

16/6

Juventude e Política

16/6

História da África

23/6

Mulheres brancas na colônia portuguesa

30/6

Mulheres negras da periferia

07/7

História e cultura indígena

14/7

 

   1. Apresentação e avaliação dos resultados da pesquisa junto aos estudantes.


   2. O que as pesquisas acadêmicas podem contribuir para ampliar a consciência histórica dos estudantes.

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