quarta-feira, 30 de março de 2016

1º BIMESTRE TEORIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA

2º ano – TEH – Prof. Jean C. Moreno

Textos para leitura coletiva.

BITTENCOURT, C. Aprendizagens em História. In: Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 181-198.

MORENO, J. C. Pensar a História. Pensar seu Ensino. Curitiba: Faculdades Bagozzi, mimeo, 2004.


TEXTOS COMPLEMENTARES (debate)

1. Texto-base: Compreender que os alunos não são como “cera mole”.
Textos complementares:

LAVILLE, Christian. A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História. Rev. bras. Hist. [online]. 1999, vol.19, n.38.

FREIRE, P. Ensinar não é transferir conhecimento. In: Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. p. 47-87.


2. Texto-base: As possibilidades e os critérios para selecionar conteúdos.
Texto complementar:

BITTENCOURT, C. Conteúdos Históricos: como selecionar? In: Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 135-173.


3. Texto-base: O diálogo com os avanços da Historiografia.
Texto complementar:

BITTENCOURT, C. O que é Disciplina Escolar? In: Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 33-54.

4. Texto-base: Um ensino de História impregnado de Sentido e Experiência.
Textos complementares:

PINSKY, J.; PINSKY, C. B. Por uma História prazerosa e conseqüente. In: KARNAL, L. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostos. SP: Contexto, 2003. P. 17-36.

CAINELLI, Marlene. SCHIMIDT, Maria A. a Construção do fato Histórico e o Ensino de História. In: _____. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004. P. 49-60.

5. Texto-base: Oferecendo uma diversidade didática.
Textos complementares:

CAINELLI, Marlene. SCHIMIDT, Maria A. a As Fontes Históricas e o Ensino de História. In: _____. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004. P. 89-110.

BITTENCOURT, C. Documentos não escritos na sala de aula. In: Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 353-400.

6. Texto-base: A espiralidade do conhecimento e o Ensino de História.
Texto complementar:

BRASIL (c). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: História. Brasília: MEC / SEF, 1998. P. 53-74.


Nenhum comentário:

Postar um comentário