2º
ano – TEH – Prof. Jean C. Moreno
Textos
para leitura coletiva.
BITTENCOURT, C. Aprendizagens em
História. In: Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo:
Cortez, 2004. p. 181-198.
MORENO, J. C. Pensar a História. Pensar seu Ensino. Curitiba: Faculdades Bagozzi, mimeo, 2004.
TEXTOS
COMPLEMENTARES (debate)
1.
Texto-base: Compreender
que os alunos não são como “cera mole”.
Textos
complementares:
LAVILLE, Christian. A guerra das
narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História. Rev. bras. Hist. [online]. 1999, vol.19, n.38.
FREIRE, P. Ensinar não é transferir
conhecimento. In: Pedagogia da Autonomia:
saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. p.
47-87.
2.
Texto-base: As
possibilidades e os critérios para selecionar conteúdos.
Texto
complementar:
BITTENCOURT, C. Conteúdos Históricos:
como selecionar? In: Ensino de História:
Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 135-173.
3.
Texto-base: O
diálogo com os avanços da Historiografia.
Texto
complementar:
BITTENCOURT, C. O que é Disciplina
Escolar? In: Ensino de História:
Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 33-54.
4.
Texto-base: Um
ensino de História impregnado de Sentido e Experiência.
Textos
complementares:
PINSKY, J.; PINSKY, C. B. Por uma
História prazerosa e conseqüente. In: KARNAL, L. História na sala de aula:
conceitos, práticas e propostos. SP: Contexto, 2003. P. 17-36.
CAINELLI, Marlene. SCHIMIDT, Maria A. a
Construção do fato Histórico e o Ensino de História. In: _____. Ensinar História. São Paulo: Scipione,
2004. P. 49-60.
5.
Texto-base: Oferecendo
uma diversidade didática.
Textos
complementares:
CAINELLI, Marlene. SCHIMIDT, Maria A. a
As Fontes Históricas e o Ensino de História. In: _____. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004. P. 89-110.
BITTENCOURT, C. Documentos não escritos
na sala de aula. In: Ensino de História:
Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 353-400.
6.
Texto-base: A
espiralidade do conhecimento e o
Ensino de História.
Texto
complementar:
BRASIL (c).
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental:
História. Brasília: MEC / SEF, 1998. P. 53-74.
Nenhum comentário:
Postar um comentário