quarta-feira, 15 de julho de 2015

3º ano 2º bimestre

2º Bimestre                           3º A

 

Didática do Ensino de História

Conteúdos

a) Identidades e Ensino de História

b) A questão das identidades no Brasil

c) PCC: Produção de material didático online: Desenvolvimento da Consciência Histórica (parte historiográfica e análise da investigação com os estudantes).

 

Bibliografia (todos no Gurgos)

     MORENO, J. C. A Nação como Projeto Identitário e os dilemas da identidade nacional no Brasil. In: QUEM SOMOS NÓS? Apropriações e Representações Sobre a(s) Identidade(s) Brasileira(s) em Livros Didáticos de História (1971-2011). Jundiaí: Paco Editorial, 2014. p. 58-91.

     _____. A Questão das Identidades. In: QUEM SOMOS NÓS? Apropriações e Representações Sobre a(s) Identidade(s) Brasileira(s) em Livros Didáticos de História (1971-2011). Jundiaí: Paco Editorial, 2014. p. 19-27.

     PEREIRA, J. S. Do colorido à cor: o complexo identitário na prática educativa. In: GONÇALVES, M. de A. [et al.] (Orgs.). Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. p. 306-321.

     ROSA, A. Recordar, descrever e explicar o passado. O que, como e para o futuro de quem? CARRETERO, M.; ROSA, A.; GONZÁLEZ, M. F. (orgs.). Ensino da História e Memória Coletiva. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 53-60.

     Complementar: GALEANO, Eduardo. Curso básico de racismo e machismo. De pernas pro ar: a escola do mundo do avesso. Porto Alegre: L&PM, 2007.

 

1. Investigação a respeito da consciência histórica de estudantes do ensino básico.

Entrega da reescrita: 16 de julho (por e-mail).

Aplicação do questionário (a partir de 20 de julho):

Mínimo: 01 turma em uma escola

Pode ser em escolas diferentes

Diagnóstico sociocultural da turma e da escola

 

TRABALHO ESCRITO

PCC

Entrega: 17 de agosto

Primeira parte: Análise da consciência histórica dos estudantes a respeito do tema escolhido.

a) Sobre os dados coletados:

Caracterização da Escola [município, rural/urbana, histórico (há quanto tempo ela existe), condições gerais da escola / público que atende / quantos alunos, colocação no ranking do MEC (IDEB / ENEM), etc.].

Sobre os alunos (série, idade, quantidade).

Comentários sobre o processo de coleta.

b) Os estudantes e o tema escolhido

Análise da investigação sobre a cultura histórica dos alunos a respeito do tema escolhido. (Como os alunos veem este tema? Sua leitura revela ‘pré-conceitos’ compartilhados socialmente?).

(pode-se transformar os dados em um gráfico e/ou citar as respostas dos alunos).

Segunda parte: Discussão Historiográfica Sobre o Tema

Revisão de literatura:

Situar as discussões contemporâneas sobre o seu tema (autores).

Utilizar os autores levantados na bibliografia selecionada no primeiro bimestre.

pode consultar Revistas e Internet.

 

ELEMENTOS TÉCNICOS

 

PADRÃO ABNT (Fonte Times 12, entrelinhas: 1,5)

CITAÇÃO (AUTOR, ANO, PÁGINA)

CAPA

SUMÁRIO

BIBLIOGRAFIA (no final do trabalho)

APRESENTAÇÃO EM SALA

2º bimestre

 

APRESENTAÇÃO PPC

Data

Tema

03/8

O trabalho na sociedade industrial

06/8

Cultura Indígena: Aldeia Laranjinha em Santa Amélia

13/8

Religiosidade Indígena

20/8

Juventude nos anos 1960

24/8

Brazópolis

27/8

Feminismo

 

1. Apresentação e avaliação dos resultados da pesquisa junto aos estudantes.

2. O que as pesquisas acadêmicas podem contribuir para ampliar a consciência histórica dos estudantes.

 

No blog

Modelo de relatório


Cronograma


Julho
13 – Apresentação do bimestre
16 – Aula expositiva - Identidades
20 - Aula expositiva - Identidades
23 – Aula expositiva - Identidades
27 – Discussão de texto: ROSA, A. Recordar, descrever e explicar o passado. O que, como e para o futuro de quem? CARRETERO, M.; ROSA, A.; GONZÁLEZ, M. F. (orgs.). Ensino da História e Memória Coletiva. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 53-60.
30 - Orientação dos trabalhos

Agosto
03 – Apresentação: O trabalho na sociedade industrial
06 - Apresentação: Aldeia Laranjinha em Santa Amélia
10 - PEREIRA, J. S. Do colorido à cor: o complexo identitário na prática educativa. In: GONÇALVES, M. de A. [et al.] (Orgs.). Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. p. 306-321.
13 - Apresentação: Religiosidade Indígena
17 – Revisão -  Entrega do trabalho escrito.
20 –  Apresentação: Juventude nos anos 1960
24 – Apresentação: Brazópolis
27 - Apresentação: Feminismo
31 - Prova

setembro
03 – 2ª chamada
10 – Orientações



Nenhum comentário:

Postar um comentário