1. Investigação a respeito da consciência histórica de estudantes do ensino básico.
Entrega da reescrita: 02 de junho (por e-mail: historiaaprendizuenp@gmail.com).
Aplicação do questionário (a partir de 09 de junho):
Mínimo: 01 turma em uma escola
Pode ser em
escolas diferentes
Diagnóstico
sociocultural da turma e da escola
TRABALHO ESCRITO
PCC
Entrega: 30 de junho (por e-mail: historiaaprendizuenp@gmail.com. Identificar: DEH PCC 2º bimestre).
Primeira parte: Análise da consciência histórica dos
estudantes a respeito do tema escolhido.
a) Sobre os dados coletados:
Caracterização da Escola [município, rural/urbana, histórico (há quanto tempo ela existe), condições gerais da escola / público que atende / quantos alunos, colocação no ranking do MEC (IDEB / ENEM), etc.].
Sobre os alunos (série, idade, quantidade).
Comentários sobre o processo de coleta.
b) Os estudantes e o tema escolhido
Análise da investigação sobre a cultura histórica dos alunos a respeito do tema escolhido. (Como os alunos veem este tema? Sua leitura revela ‘pré-conceitos’ compartilhados socialmente?).
(pode-se transformar os dados em um gráfico e/ou citar as
respostas dos alunos).
Segunda parte: Discussão Historiográfica Sobre o Tema
Revisão de literatura:
Situar as discussões contemporâneas sobre o seu tema (autores).
Utilizar os autores levantados na bibliografia selecionada no primeiro bimestre.
Pode-se
consultar Revistas e Internet.
ELEMENTOS TÉCNICOS
PADRÃO ABNT (Fonte Times 12, entrelinhas: 1,5)
CITAÇÃO (AUTOR, ANO, PÁGINA)
CAPA
SUMÁRIO
BIBLIOGRAFIA (no final do trabalho)
APRESENTAÇÃO EM SALA
2º bimestre
APRESENTAÇÃO PPC
1. Apresentação e avaliação dos resultados da pesquisa junto aos estudantes.
2. O que as pesquisas acadêmicas podem contribuir para
ampliar a consciência histórica dos estudantes (Revisão de Literatura).
Data
|
Tema
|
16/6
|
Juventude e
Política
|
16/6
|
História da África
|
23/6
|
Mulheres brancas na
colônia portuguesa
|
30/6
|
Mulheres negras da
periferia
|
07/7
|
História e cultura indígena
|
14/7
|
Juventude II
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário