História: Cultura e Sociedade







Livro I: 11 capítulos em 3 unidades
No primeiro volume, abordam-se diversas sociedades e culturas anteriores ao desenvolvimento da modernidade capitalista. São espaços e tempos múltiplos. Organização social, mitologia e culturas diversificadas são exploradas com o intuito de ajudar os alunos a entender as diferentes formas de organização humana. As permanências e rupturas são ressaltadas por meio da exploração constante da recorrência entre passado e presente.

Livro II: 14 capítulos em 3 unidades
Enfatiza-se a formação da primeira modernidade e o choque entre diferentes culturas, provocado pela expansão europeia. As sociedades coloniais da América são estudadas nesse viés. A formação dos Estados Modernos, o conjunto de transformações chamado, genericamente, de “revoluções burguesas” e suas contradições encerram a proposta do segundo volume.

Livro III: 17 capítulos em 6 unidades
O mundo contemporâneo é abordado no terceiro volume e o ponto de inflexão escolhido é a Revolução
Industrial inglesa. Enfatiza-se o conjunto de transformações sociais, culturais e econômicas daí decorrentes. Por um lado, tem-se o avanço do imperialismo e das guerras; por outro, uma série de mudanças na sociabilidade, o avanço tecnológico, as lutas sociais e a busca pela cidadania.

Coleção aprovada pelo PNLD 2011 e 2014.


Um comentário:

  1. Olá , o senhor ainda entra no blog?Tem algum exemplar disponível do seu livro história:cultura e sociedade?Com carinho e abraços , Lawrence Toledo.

    ResponderExcluir