sexta-feira, 3 de junho de 2016

2º ano VESPERTINO

Conteúdo da aula de 02/6

Teorias do Ensino de História. Prof. Jean Moreno


A partir da década de 1980
De ‘cidadão-súdito’ para ‘cidadão participante’.
Formar consciências, denunciar a realidade injusta, superar a alienação.
Permanências
Objeto: macro-política;
Temporalidade;
Eurocentrismo;
‘Substituição de verdades’
 Metodologia e concepção de aprendizagem

Sobre os livros didáticos deste período
“... Valeram-se de uma história consolidada, com seus temas, períodos e personagens bem assentados, mas invertendo-lhes o significado ou reorganizando-os mediante  certos conceitos como modo de produção (...) a história do vencedor com sinais trocados, continua sendo a história do vencedor”.

Estamos buscando

1. Selecionar Conteúdos

SABER COISAS (X) PENSAR SOBRE.

Dar tudo equivale a dar nada - ensinar a pensar não tem relação com esgotar o conhecimento histórico.
PENSAR OS OBJETIVOS (RÜSEN)
Ilusão epistemológica (Ensino Fundamental)
Ensinar - não todo o passado – mas experiências específicas do passado relacionadas à sua [do aluno] própria experiência. (SCHMIDT, BRAGA).

“para conhecer ou compreender um acontecimento histórico, necessitamos receber informação histórica, mas os componentes desta informação não são a finalidade [do trabalho] (...)”. (LEE, p. 205)
Critérios para a seleção de conteúdos (transposição como criação).

CRITÉRIOS
Para ressignificar e rearticular os conteúdos / temas selecionados para o ensino-aprendizagem de História:
A relevância para o mundo contemporâneo.
As transformações possíveis nos aspectos cognitivo, valorativo ou afetivo para os nossos alunos.
PRATS

Se os conteúdos correspondem às suas necessidades (significação);


Se estão ao alcance de suas capacidades.

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