sexta-feira, 3 de junho de 2016

2º ano noturno




Conteúdo comum: Introdução ao Ensino de História (TEH E MEH) / aulas de 30 e 31/5


Estamos buscando

2. significação
SUPERAÇÃO
“da forma habitual na prática docente, em que o ato de ensinar toma os conteúdos da disciplina como referência e tenta aproximá-los, de forma mais ou menos motivadora, dos alunos” (SCHMIDT, CAINELLI, p. 50).
Estratégias de Significação
Partindo do Presente.
A construção do sentido se dá na inserção em tempos mais longos.
Acontecimentos X tempos mais profundos

3. Ampliar  a noção do que se entende por “conteúdo”.
Há diversos conteúdos não explicitados em nossa organização curricular prática.
Trazê-los para a  consciência.
Formação de competências específicas na construção de uma leitura histórica do mundo.
Pensar a Formação de COMPETÊNCIAS
Sem habilidades e competências cognitivas  - formar o tal do “cidadão crítico” é algo desprovido de sentido.

Competência
                É a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.) [Perrenoud]

O QUE É CONTEÚDO?

Conteúdos procedimentais
                São aqueles que se referem ao saber-fazer, isto é, às técnicas de estudo, aos métodos investigativos, às estratégias e habilidades que possibilitam a execução de tarefas, ou ações relacionadas à aprendizagem.

Conteúdos atitudinais / valorativos
                São aqueles que se relacionam à maneira de ser, isto é, à maneira de se comportar com referência ao aprendizado dos conteúdos conceituais e procedimentais, podendo referir-se, também, a sentimentos, emoções, valores, normas como: prestar atenção, respeitar, realizar tarefas, ser pontual, fazer silêncio, cooperar, ajuda mútua, interesse, curiosidade, etc.

Conteúdos conceituais
                São aqueles que se relacionam ao saber sobre alguma coisa, isto é sobre fatos e princípios expressos por palavras significativas que produzem imagens mentais e promovem a atividade cognitiva, para a ampliação dos significados.
DESTACAR CONCEITOS
O DOMÍNIO CONCEITUAL DEVE ESTAR PRESENTE NOS NOSSOS OBJETIVOS PEDAGÓGICOS

Aprendizagem conceitual
“sem conceitos nada se vê […] cada conceito que conquistamos refina e enriquece nossa percepção de mundo” (Veyne, 1983, p. 30).
Conceitos tornam o objeto histórico inteligível.
DOMÍNIO CONCEITUAL NÃO É DEFINIÇÃO DE PALAVRAS.
Muitas vezes alguns conceitos são utilizados de maneira banal.
Alguns são tão familiares que acabam por designar conteúdos ou períodos históricos.
Paradoxalmente, a aprendizagem conceitual não pode ser teórica. Ela é necessariamente a aprendizagem de uma prática (SEGAL).
Historicidade dos conceitos (PCNs)
Dilema: ensinar conteúdos ou ensinar competências?
o dilema não existe pois os professores ensinam as duas coisas implicitamente;
A questão é aprender a ensiná-las de forma explícita, com o objetivo de promover aprendizagem;
Não podemos ser reféns de uma quantidade enorme de conteúdos, mas precisamos organizar o ensino de conteúdos e competências / habilidades de forma  associada, a partir de situações –problema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário