Conteúdo comum: Introdução ao Ensino de História (TEH E MEH)
/ aulas de 30 e 31/5
Estamos buscando
2. significação
SUPERAÇÃO
“da forma habitual na prática docente, em que o ato de
ensinar toma os conteúdos da disciplina como referência e tenta aproximá-los,
de forma mais ou menos motivadora, dos alunos” (SCHMIDT, CAINELLI, p. 50).
Estratégias de Significação
Partindo do Presente.
A construção do sentido se dá na inserção em tempos mais
longos.
Acontecimentos X tempos mais profundos
3. Ampliar a noção do
que se entende por “conteúdo”.
Há diversos conteúdos não explicitados em nossa organização
curricular prática.
Trazê-los para a
consciência.
Formação de competências específicas na construção de uma
leitura histórica do mundo.
Pensar a Formação de COMPETÊNCIAS
Sem habilidades e competências cognitivas - formar o tal do “cidadão crítico” é algo
desprovido de sentido.
Competência
É a faculdade de mobilizar um
conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.)
[Perrenoud]
O QUE É CONTEÚDO?
Conteúdos procedimentais
São
aqueles que se referem ao saber-fazer, isto é, às técnicas de estudo, aos
métodos investigativos, às estratégias e habilidades que possibilitam a
execução de tarefas, ou ações relacionadas à aprendizagem.
Conteúdos atitudinais / valorativos
São
aqueles que se relacionam à maneira de ser, isto é, à maneira de se comportar
com referência ao aprendizado dos conteúdos conceituais e procedimentais,
podendo referir-se, também, a sentimentos, emoções, valores, normas como:
prestar atenção, respeitar, realizar tarefas, ser pontual, fazer silêncio,
cooperar, ajuda mútua, interesse, curiosidade, etc.
Conteúdos conceituais
São
aqueles que se relacionam ao saber sobre alguma coisa, isto é sobre fatos e
princípios expressos por palavras significativas que produzem imagens mentais e
promovem a atividade cognitiva, para a ampliação dos significados.
DESTACAR CONCEITOS
O DOMÍNIO CONCEITUAL DEVE ESTAR PRESENTE NOS NOSSOS
OBJETIVOS PEDAGÓGICOS
Aprendizagem conceitual
“sem conceitos nada se vê […] cada conceito que conquistamos
refina e enriquece nossa percepção de mundo” (Veyne, 1983, p. 30).
Conceitos tornam o objeto histórico inteligível.
DOMÍNIO CONCEITUAL NÃO É DEFINIÇÃO DE PALAVRAS.
Muitas vezes alguns conceitos são utilizados de maneira
banal.
Alguns são tão familiares que acabam por designar conteúdos
ou períodos históricos.
Paradoxalmente, a aprendizagem conceitual não pode ser
teórica. Ela é necessariamente a aprendizagem de uma prática (SEGAL).
Historicidade dos conceitos (PCNs)
Dilema: ensinar conteúdos ou ensinar competências?
o dilema não existe pois os professores ensinam as duas
coisas implicitamente;
A questão é aprender a ensiná-las de forma explícita, com o
objetivo de promover aprendizagem;
Não podemos ser reféns de uma quantidade enorme de
conteúdos, mas precisamos organizar o ensino de conteúdos e competências /
habilidades de forma associada, a partir
de situações –problema.
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