domingo, 6 de agosto de 2017

TRABALHANDO COM A MEMÓRIA

TRABALHANDO COM A MEMÓRIA
HISTÓRIA ORAL
                Cresce hoje em dia uma consciência histórica de que a história vivida tem produzido um acelerado movimento de individualização e uma progressiva perda de referência coletiva com relação ao passado, na medida em que esta individualização destrói os suportes materiais e imateriais da memória coletiva.
Perda da continuidade histórica e da expectativa com relação ao devir das sociedades contemporâneas.

Potencialidades do trabalho com a memória

1. Centrada no recolhimento etnográfico.
Histórias de vida de pessoas pouco (ou nada) familiarizadas com a cultura escrita.
Tradições orais (etnotextos) ou ditados, histórias, orações, canções e formas de expressão musical de regiões rurais.
Potencialidades
Caracterização das atividades tradicionais (artesanato, agricultura, etc.).
Abordagem das práticas da vida cotidiana (alimentação, vestuário, lazer, etc.).

2. Centrada na compreensão de fenômenos do vivido individual:
Na história local.
Na história social (sindical, associativa, profissional, etc.).
Na organização das atividades econômicas.
Na história das mentalidades e das ideias.

Contribuir para uma nova relação professor/aluno
Questionar: os mecanismos e a lógica da reprodução social; os fundamentos das crenças e dos saberes; as várias memórias sociais.
Resgatar a dignidade de pessoas que estão marginalizadas na nossa sociedade.
Aproximar os códigos da juventude dos códigos da escola.

Temas

Prática material (livros antigos e leituras, brinquedos e jogos do passado, festividades, formas de entretenimento e de ocupação dos tempos livres, castigos, etc.).
Profissões (de preferência as artesanais ou as em vias de desaparecimento ou transformação radical).
Crenças ou representações (sobre a morte, superstições, amuletos, devoções, etc.).
Instituições (escolas, clubes, jornais locais, confrarias, monumentos, etc.).

Escolhendo o tema:
Revelar o dia-a-dia, o lazer, as relações de trabalho, o cotidiano social.
Evitar o discurso mítico que reforça o discurso oficial.

Problematização
Preparar a percepção, o olhar e a audição
Documento como indício, não como evidência
Transformar as informações coletadas em conhecimento
Conteúdos como forma de ação social


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