domingo, 6 de agosto de 2017

METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA Vespertino


Licenciatura em História - 2º ano

Prof. Jean C. Moreno.

3º bimestre


3º bimestre

Memória e Ensino de História

História Oral

Patrimônio Histórico



Leitura coletiva obrigatória


07/8
BOSI, E. Memória e Interação. In: ____. Memória e Sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.  p. 405-432.
14/8
FRANCO, A. P.; VENERA, R. A. S. A Memória e o Ensino de História Hoje: um desafio nos deslizamentos de sentidos. In:  ZAMBONI, E. Digressões sobre o ensino de História: memória, história oral e razão histórica. Itajaí: Editora Maria do Cais, 2007.  p. 73-102.
21/8
MATOS, J. S.; SENNA, A. K. História oral como fonte: problemas e métodos. Historiæ, Rio Grande, 2 (1): 95-108, 2011.
04/9
CAINELLI, M. SCHIMIDT, M. A. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.
História Local e o Ensino de História. (p. 111-124)
História oral e o Ensino de História (p. 125-134)


PCC


28/8
Revolução de 1930
11/9
Movimento Negro
18/9
Vietnã

II Seminário de Estágio História UENP

Provável: 13 a 17/11

Salão Nobre

Apresentação de 1 hora e publicação nos anais.

Avaliação de outros professores.


PCC METODOLOGIA

Elaborar no mínimo 5 (cinco) atividades para os estudantes da Educação Básica. Definir a série com que desejam trabalhar.

Mobilizar os conhecimentos de Metodologia do Ensino de História.

Todas as atividades devem conter trabalho com o tipo de documento histórico definido (fotografias ou filmes).

As atividades podem ser propostas para realização individual ou coletiva.

Estrutura para cada atividade proposta:

1. Título

2. Objetivo(s)

3. Conceitos envolvidos

4. Documentos

5. Desenvolvimento

6. Critérios de avaliação.

ENVIAR PARA

historiaaprendizuenp@gmail.com

Composição da nota bimestral


25/9
Prova (individual)
10,0
Ver cronograma
Apresentação
4,0
Ver cronograma
Relatórios (individual)
1,0
18/9
Metodologia escrita
5,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário