domingo, 6 de agosto de 2017

METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NOTURNO

METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

Licenciatura em História - 2º ano

Prof. Jean C. Moreno.

3º bimestre


3º bimestre

Memória e Ensino de História

História Oral

Patrimônio Histórico

 

Leitura coletiva obrigatória


07/8
BOSI, E. Memória e Interação. In: ____. Memória e Sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.  p. 405-432.
21/8
FRANCO, A. P.; VENERA, R. A. S. A Memória e o Ensino de História Hoje: um desafio nos deslizamentos de sentidos. In:  ZAMBONI, E. Digressões sobre o ensino de História: memória, história oral e razão histórica. Itajaí: Editora Maria do Cais, 2007.  p. 73-102.
04/9
MATOS, J. S.; SENNA, A. K. História oral como fonte: problemas e métodos. Historiæ, Rio Grande, 2 (1): 95-108, 2011.
18/9
CAINELLI, M. SCHIMIDT, M. A. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.
História Local e o Ensino de História. (p. 111-124)
História oral e o Ensino de História (p. 125-134)

Trabalho escrito
(1ª parte)

METADE DA TURMA

(Grupos: Movimento negro, A participação do Brasil durante a II Guerra, Favelização)

 

Entrega: 11 de setembro (por e-mail identificado: PCC 3º bimestre historiaaprendizuenp@gmail.com).

 

Discussão Historiográfica Sobre o Tema

Revisão de literatura:

Situar as discussões contemporâneas sobre o seu tema (autores).

Utilizar os autores levantados na bibliografia selecionada no primeiro bimestre.

Pode consultar Revistas e Internet.

Mínimo: 5 páginas. Fonte times 12; espaço: 1,5, A4.

 

APRESENTAÇÃO EM SALA

14/8

História Oral

28/8

Crise do capitalismo e regimes totalitários

11/9

Revolução Industrial


(PCC)

 

Apresentação

Porque é importante trabalhar com o tema escolhido para o mundo atual e para a realidade em que vivem nossos alunos.

O que vocês esperam que mude - que acrescente - na visão de mundo dos seus alunos após o trabalho com este tema.

Discussão Historiográfica Sobre o Tema.

 

PCC

II Seminário de Estágio História UENP

Provável: 13 a 17/11

Salão Nobre

Apresentação de 1 hora e publicação nos anais.

Avaliação de outros professores.

 

PCC METODOLOGIA

Elaborar no mínimo 5 (cinco) atividades para os estudantes da Educação Básica. Definir a série com que desejam trabalhar.

Mobilizar os conhecimentos de Metodologia do Ensino de História.

Todas as atividades devem conter trabalho com o tipo de documento histórico definido (fotografias ou filmes).

As atividades podem ser propostas para realização individual ou coletiva.

  

Estrutura para cada atividade proposta:

1. Título

2. Objetivo(s)

3. Conceitos envolvidos

4. Documentos

5. Desenvolvimento

6. Critérios de avaliação.

ENVIAR PARA

historiaaprendizuenp@gmail.com

 

Composição da nota bimestral (para quem faz apresentação da parte historiográfica)


25/9
Prova (individual)
10,0
Ver cronograma
Apresentação
4,0
Ver cronograma
Relatórios (individual)
1,0
18/9
Metodologia escrita
5,0



Composição da nota bimestral (para quem faz a parte historiográfica escrita)


25/9
Prova (individual)
10,0
11/9
Trabalho escrito
3,5
18/9
Metodologia escrita
5,0
Ver cronograma
Relatórios (individual)
1,5


Nenhum comentário:

Postar um comentário