METODOLOGIA
DO ENSINO DE HISTÓRIA
Licenciatura
em História - 2º ano
Prof.
Jean C. Moreno.
3º
bimestre
3º bimestre
Memória e Ensino de
História
História Oral
Patrimônio Histórico
Leitura coletiva
obrigatória
07/8
|
BOSI, E. Memória e Interação. In: ____. Memória e
Sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 405-432.
|
21/8
|
FRANCO, A. P.; VENERA, R. A. S. A Memória e o Ensino de
História Hoje: um desafio nos deslizamentos de sentidos. In: ZAMBONI, E. Digressões sobre o ensino de
História: memória, história oral e razão histórica. Itajaí: Editora Maria
do Cais, 2007. p. 73-102.
|
04/9
|
MATOS, J. S.; SENNA, A. K. História oral como fonte:
problemas e métodos. Historiæ, Rio Grande, 2 (1): 95-108, 2011.
|
18/9
|
CAINELLI, M. SCHIMIDT, M. A. Ensinar História. São
Paulo: Scipione, 2004.
História Local e o Ensino de História. (p. 111-124)
História oral e o Ensino de História (p. 125-134)
|
Trabalho escrito
(1ª parte)
METADE DA TURMA
(Grupos: Movimento negro,
A participação do Brasil durante a II Guerra, Favelização)
Entrega:
11 de setembro (por e-mail
identificado: PCC 3º bimestre historiaaprendizuenp@gmail.com).
Discussão Historiográfica Sobre o Tema
Revisão de literatura:
Situar as discussões
contemporâneas sobre o seu tema (autores).
Utilizar os autores
levantados na bibliografia selecionada no primeiro bimestre.
Pode consultar
Revistas e Internet.
Mínimo: 5 páginas. Fonte
times 12; espaço: 1,5, A4.
APRESENTAÇÃO EM SALA
14/8
|
História Oral
|
28/8
|
Crise do capitalismo e regimes totalitários
|
11/9
|
Revolução Industrial
|
(PCC)
Apresentação
Porque é importante trabalhar com o tema escolhido
para o mundo atual e para a realidade em que vivem nossos alunos.
O que vocês esperam que mude - que acrescente - na
visão de mundo dos seus
alunos após o trabalho com este
tema.
Discussão Historiográfica Sobre o Tema.
PCC
II Seminário de Estágio
História UENP
Provável: 13 a 17/11
Salão Nobre
Apresentação de 1 hora e
publicação nos anais.
Avaliação de outros
professores.
PCC METODOLOGIA
Elaborar no mínimo 5
(cinco) atividades para os estudantes da Educação Básica. Definir a série com
que desejam trabalhar.
Mobilizar os
conhecimentos de Metodologia do Ensino de História.
Todas as atividades devem
conter trabalho com o tipo de documento histórico definido (fotografias ou
filmes).
As atividades podem ser propostas
para realização individual ou coletiva.
Estrutura para cada
atividade proposta:
1. Título
2. Objetivo(s)
3. Conceitos envolvidos
4. Documentos
5. Desenvolvimento
6. Critérios de
avaliação.
ENVIAR PARA
historiaaprendizuenp@gmail.com
Composição da nota bimestral (para quem faz
apresentação da parte historiográfica)
25/9
|
Prova (individual)
|
10,0
|
Ver cronograma
|
Apresentação
|
4,0
|
Ver cronograma
|
Relatórios (individual)
|
1,0
|
18/9
|
Metodologia escrita
|
5,0
|
Composição da nota
bimestral (para quem faz a parte historiográfica escrita)
25/9
|
Prova (individual)
|
10,0
|
11/9
|
Trabalho escrito
|
3,5
|
18/9
|
Metodologia escrita
|
5,0
|
Ver cronograma
|
Relatórios (individual)
|
1,5
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário