REPRESENTAÇÕES
E CONCEPÇÕES DA ANTIGUIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O
SISTEMA DE ENSINO COLOMBIANO E BRASILEIRO
Jean Carlos Moreno
Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Brasil
jeanmoreno@uenp.edu.br
Luís Ernesto Barnabé
Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Brasil
luis.ernesto@uenp.edu.br
Síntesis
temática
Tendo por objeto de investigação oas
representações e concepções de antiguidade em livros didáticos de História, este
texto, fruto de pesquisa de maior envergadura, ainda em curso, expõe uma análise
comparativa de dois livros didáticos de nacionalidades diferentes - colombiana
e brasileira -, em uso entre os anos de 2007 e 2010. Destinados à mesma idade
escolar, embora dentro de sistemas de ensino com racionalidades diferentes,
tais livros são também produções do mesmo grupo editorial (Santillana), de
forte atuação nas políticas públicas para os materiais didáticos
latino-americanos. O objetivo maior da pesquisa é entender as apropriações,
transformações e permanências de uma concepção iluminista e eurocêntrica,
herdada do século XIX, na projeção de uma cultura histórica e de um código
disciplinar da História (CUESTA FERNÁNDEZ, 1997) que se disseminou pela
América Latina. Para tanto, busca-se alicerce na história das disciplinas e das
culturas escolares (CHERVEL, 1990), nas discussões sobre cultura histórica (RÜSEN,
1994) e nos sentidos da aprendizagem escolar da História (CARRETERO, 2007;
2010). O estudo aponta convergências e divergências entre as duas realidades,
com tradições distintas, mas que se aproximam, tanto pela herança do passado
colonial, como pela nova realidade do século XXI, com a internacionalização da
produção de materiais didáticos.
TEXTO COMPLETO EM: https://drive.google.com/drive/folders/0BwkQnYTlvKzJOEphUzNJVDFFa1E
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