terça-feira, 14 de março de 2017

1o bimestre MEH vespertino



METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

Licenciatura em História - 2º ano

Prof. Jean C. Moreno.

BLOG

historiaaprendiz.blogspot.com.br

Orientações Gerais

Programa

Aulas

1º bimestre

Introdução ao Ensino de História

Metodologia e Interpretação de documentos na escola

Imagem e Ensino de História

Cinema e Ensino de História

Leitura coletiva obrigatória


ABUD, Kátia; SILVA, André C. de M.; ALVES, Ronaldo C. Documentos escritos e o ensino de História. Ensino de História. São Paulo: Cengage Learning, 2010. p. 1-26.

GINZBURG, Carlo. “Sinais: raízes de um paradigma indiciário” In: ______. Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-180.

MORENO, J. C.; RANZI, S. F. Desenvolvendo Atividades e Avaliando a partir do Documento Histórico. Avaliação no Ensino de História nas Séries Iniciais. Brasília: Ministério da Educação, 2006. p. 17-33.



Composição da nota bimestral

Prova

 

17/4

Prova (individual)

8,0

Ver cronograma

Apresentação (grupo)

3,0

Ver cronograma

Debate (grupo)

3,0

Ver cronograma

Relatórios (individual)

2,0

10/4

PCC (grupo)

4,0

 

Textos obrigatórios

Conteúdo dos debates

Conteúdo das aulas expositivas

 

Prova: critérios avaliativos

 

Compreensão dos textos.

 

Relação dos textos com a situação atual do ensino de História

 

Articulação com o que foi debatido em sala.

 

 

DEBATES


Data
Texto
Apresentador
Debatedor
20/3
1. A História Numa Sociedade de Mídia.
ANA CARLA
CLEITON
JORGE
THAINÁ
THIAGO
HADRYANN
GUSTAVO
27/3
2. Através da Imagem: Fotografia e História Interface.
ANA PAULA
DIOGO
GIORGIO
ANA CARLA
CLEITON
JORGE
10/4
3. Apologia da relação cinema-história.
THAINÁ
THIAGO
HADRYANN
GUSTAVO
ANA PAULA
DIOGO
GIORGIO



Critérios para avaliação da apresentação

Preparação coletiva.

 

Exposição do texto de maneira clara e objetiva.

 

(Ideia central; ideias secundárias, exemplos interessantes).

 

Extrapolação: argumentação embasada no texto indicado ou em pesquisas complementares.  Levantamento de problemas.



Critérios para avaliação do debate

GRUPO DEBATEDOR:

Preparação coletiva.

Comentário ou problematização com base na apresentação dos colegas e nos textos indicados.

Identificação da ideia central do texto.

Postura acadêmica.



Relatórios

Entrega no mesmo dia da apresentação.

Modelo no Gurgos (enviado pelo face)

 

Ideia central do texto

 

Ideias secundárias

 

Exemplos utilizados pelo grupo

 

Polêmicas do debate.



PCC (Prática como componente curricular)

Elaboração de um projeto anual a partir de uma das seguintes linguagens:

 

Imagem

Cinema

 


Para o 1º bimestre

              O grupo deve escolher:

 

a) Uma temática do seu interesse.

b) Um conjunto de imagens para trabalhar este tema histórico na Educação Básica.

OU

Um ou mais filmes para trabalhar este tema histórico na Educação Básica.

 

 

 

2. Entregar

2.a) Tema delimitado (período / abordagem)

2.b) Série com que pretendem trabalhar.

2.c) Lista de imagens ou filmes escolhidos.

2.d) Lista dos textos (mínimo 3 autores importantes) que vão ler até o 3º bimestre (historiografia).

Ver Revistas de História (Biblioteca Nacional, História Viva, etc.)

 

2.e) Em um texto (de uma a duas páginas) responder:

Porque é importante trabalhar com o tema escolhido para o mundo atual e para a realidade em que vivem nossos alunos.


O que vocês esperam que mude - que acrescente - na visão de mundo dos seus alunos após o trabalho com este tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário