quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

2º ANO 4º BIMESTRE


4º bimestre

2º ano

 


NOTAS E AVALIAÇÕES


Atividade
Nota
Data
Resenha Crítica dos textos
6,0
11/2
Apresentação LD (metade da turma)
4,0
Ver cronograma
Guia LD (em grupo – metade da turma)
4,0
18/2
Prova
9,0
25/2
Relatório Jornada
1,0
Já entregue

RESENHA CRÍTICA DE TEXTOS

 

CARRETERO, M. Representações e Aprendizagem das Narrativas Históricas. In: _____; CASTORINA, José A. (Orgs.) Desenvolvimento cognitivo e educação: Processos do conhecimento e conteúdos específicos, vol.2. Editora Penso: Porto Alegre, 2014.(no Gurgos)

BARREIRO, A. O Desenvolvimento do Juízo Moral. In: CARRETERO, Mario; CASTORINA, José A. (Orgs.) Desenvolvimento cognitivo e educação: Processos do conhecimento e conteúdos específicos, vol.2. Editora Penso: Porto Alegre, 2014. (no Gurgos)

BARCA, I. (2004). Os jovens portugueses: ideias em História.In: Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação. DossiêJuventude e Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. v. 22, n.2Florianópolis: Editora da UFSC. p. 381-403.

Entrega 11/2 por e-mail: historiaaprendizuenp@gmail.com (não esquecer de se identificar)

 

 

Modelos e instruções para Resenha Crítica


http://www.ronaldomartins.pro.br/materiais/didaticos/resenha.pdf

http://www.gpcmb.ufma.br/steimacher/docs/Resenha_Como_escrever.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=hlOXncqusH0

https://www.youtube.com/watch?v=ujfJZaAaw5s

https://www.youtube.com/watch?v=20QtZMoXMGE

http://historiaaprendiz.blogspot.com.br/p/um-mapa-para-alem-das-fronteiras.html

 

Apresentação Livros Didáticos


Além dos critérios utilizados pelos grupos anteriores, incluir:


A) Segundo Alícia Barreiro (2014), contemporaneamente, como se vê os processos e objetivos do desenvolvimento do juízo moral .

B) Na coleção didática que vocês analisaram há preocupação com o desenvolvimento do juízo moral relacionado ao ensino de História? Explique dando exemplos.

Apresentação Livros Didáticos

C) Delval e Kohen partem da premissa de que há um ensino inadequado sobre a sociedade (noções sociais) nas escolas com objetivos louváveis, mas dificilmente alcançados. O que os autores propõem para superar esta situação?

D) Na coleção didática que vocês analisaram há preocupação com a compreensão de noções sociais relacionadas ao ensino de História? Explique dando exemplos.


04/2
Equipe Caio
11/2
Equipe Luciana
18/2
Equipe Leonardo

 

Análise do Guia de Livros Didáticos 2014

Como se dá a avaliação dos livros didáticos de História?

Quais os principais critérios que foram utilizados para avaliar os livros? Detalhem cada um deles.

Quantos livros foram analisados e quantos foram aprovados?

Quais as formas de organização curricular apresentadas? Qual delas predomina?

A leitura das resenhas auxilia realmente ao professor na sua escolha? Justifique sua resposta utilizando de exemplos.

Pela leitura do Guia, qual livro o grupo adotaria para utilização em sala de aula? Argumente utilizando seus conhecimentos a respeito do Ensino de História trabalhados na disciplina de TEH.

 

Além dos critérios utilizados pelos grupos anteriores, incluir:

A) Segundo Alícia Barreiro (2014), contemporaneamente, como se vê os processos e objetivos do desenvolvimento do juízo moral .

B) Entre os critérios para analisar as obras didáticas presentes no Guia do Livro Didático há preocupação com o desenvolvimento do juízo moral relacionado ao ensino de História? Explique dando exemplos.

Análise do Guia de Livros Didáticos 2014

C) Delval e Kohen partem da premissa de que há um ensino inadequado sobre a sociedade (noções sociais) nas escolas com objetivos louváveis, mas dificilmente alcançados. O que os autores propõem para superar esta situação?

D) Entre os critérios para analisar as obras didáticas presentes no Guia do Livro Didático há preocupação com a compreensão de noções sociais relacionadas ao ensino de História? Explique dando exemplos.

 

Prova

25/2

Conteúdo:

Textos para resenha

Comentários do professor sobre Livros Didáticos nas apresentações

Conteúdo cumulativo

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário