terça-feira, 21 de julho de 2015

2º ano / 2° bimestre Teorias do Ensino de História

 

CONTEÚDO-BASE PARA PROVA .

CARRETERO, M. Construtivismo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. 96 p.

Cumulativo.

Pensar a História, pensar seu Ensino.

Debates e aulas expositivas.

DEBATES


03/8
Um ensino de História impregnado de Sentido e Experiência.
Leonardo
Iara
10/8
Oferecendo uma diversidade Didática.
Ana Carolina
Valmir
24/8
A espiralidade do conhecimento e o Ensino de História.
Felipe
Andréia

Composição da nota bimestral


Avaliação
Valor
Data
Prova escrita
10,0
31 de agosto
Debates
4,0
Cfme. Cronograma
PCC
5,0
24/8
Relatórios
1,0
Cfme. Cronograma


PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

ANALISANDO UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (2ª fase)

 

1. Referência: nome do livro, autor(es), editora, ano de edição

2. Quem é (são) o (s) autor(es) (formação e experiência)?

3. É uma coleção aprovada pelo PNLD?

4. Qual é a forma de organização curricular predominante?

 

Responda às demais questões, exemplificando:

5. O livro leva em consideração a progressão cognitiva e maturação dos estudantes (conforme estamos estudando através da psicologia da educação)?

6. Diversidade textual - São explorados somente os textos produzidos pelo autor ou ele trabalha com outros tipos de textos?

7. Atividades.

São separadas do conteúdo?

Trabalhadas apenas como fixação ou como momento de aprendizagem significativo? Levam o aluno a refletir? A construir um novo saber?

São estimulantes (desafiadoras) para os alunos?

Estimulam conscientemente as competências cognitivas básicas (análise, comparação, observação, investigação, síntese, criatividade, interpretação, planejamento, relacionamento, etc.)?

Estimulam o aprendizado de procedimentos?

Levam em conta a experiência vivida dos alunos?

Estimulam a capacidade de produzir argumentos?

Há gradação de dificuldades nos conteúdos e exercícios?

8. Cidadania e diversidade cultural:

Combate à passividade, estimulando as crianças e adolescentes a serem cidadãos ativos e co-responsáveis pela construção de seu mundo?

Estimula o espírito colaborativo (trabalhos em grupo, troca de ideias, debate de problemas, socialização)?

Traz preconceitos em textos ou imagens com relação à etnia, idade, sexo, origem social ou geográfica? Aborda claramente questões de discriminação?

Atende à diversidade cultural do povo brasileiro, nas imagens e nos textos?

Traz preconceito com relação à cultura popular?

Traz preconceito religioso, ou afirma uma única opção religiosa?

Dá espaço para o professor aplicar os conteúdos à realidade local?

Aborda a questão das desigualdades sociais?

Estimula o convívio social, o respeito, a tolerância e a prática da democracia?

9. Iconografia:


Traz imagens somente como ilustração ou como documento (questões para analisar as imagens)?

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