sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Fechamento 2016 Didática do Ensino de História


10/11 – Aula expositiva
Apresentação Metodologia grupo Lauro
11/11 Apresentação Metodologia grupo Iara
17/11 – Aula expositiva
2º horário: História da África
24/11 – Prova escrita
02/12 – 2ª chamada
01/12 – Seminário de estágio

Exame Final 15/12

REFERÊNCIAS PARA O EXAME FINAL
AMARAL, C.; ALVES, E.; JESUS, E.; PINTO, M. H. Sim, a historia é importante! O trabalho de fontes na perspectiva da Educação Histórica. Lisboa: Porto, 2012. 32p.
CARRETERO, M. Três Sentidos da História. Documentos de identidade: A construção da memória histórica em um mundo globalizado. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 31-67.
CERRI, Luis Fernando. Didática da História: uma leitura teórica sobre a História na prática. Revista de História Regional, n. 15, 2010. p. 264-278.
FLORES, M. B.; MELO, S. F. A libertação de Cam: discriminar para igualar. Sobre a questão racial brasileira. In: RODRIGUES, C. C.; LUCA, T. R.; GUIMARÃES, V. (Org.). Identidades brasileiras: composições e recomposições. 1ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.
MORENO, J. C.. Revisitando o conceito de identidade nacional. In: RODRIGUES, C. C.; LUCA, T. R.; GUIMARÃES, V. (Org.). Identidades brasileiras: composições e recomposições. 1ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014, v. 01.
MORENO, J. C.; SOUZA, S. F. Consciência Histórica: uma proposta a partir das representações da identidade afro-brasileira na produção teatral. Fronteiras (Florianópolis), 2015.
RANZI, S.; FUCKNER, C.; LIMA, A. A avaliação em História no Ensino Fundamental. Curitiba: UFPR, 2006.
RÜSEN, J. Aprendizagem histórica: esboço de uma teoria. In: _____. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: W.A. Editores, 2011. p. 69-112.

Nenhum comentário:

Postar um comentário