sexta-feira, 12 de agosto de 2016

TEH 3o bimestre aula expositiva



6. Aprender a diagnosticar

A escola se constitui como um espaço, dentre outros, de difusão e organização de memórias públicas – Burke.

INVESTIGAR A CULTURA HISTÓRICA

  “(...) lidamos com conhecimentos que são banhados em crenças e valores políticos, culturais, religiosos, guardando, em geral, complexas e inevitáveis ligações com as ideias, comportamentos e atitudes que circulam e se propagam na vida social (...)” SIMAN p. 100.

Programa de pesquisa

      Como os alunos pensam historicamente?

      Construir possibilidades e experimentar novas abordagens e verificar se, diante destas novas alternativas, os alunos conseguem construir outras maneiras de pensar.

IDEIAS TÁCITAS

Sondagem inicial

Questionários

Situações problema

Entrevistas

Tempestade Cerebral


Objetivo

  Auto-conhecimento.

  “Não são as lendas que investigo, é a mim mesmo que examino” (Platão, Fedro).

 

Cognitivo

  Aprender a decodificar a sociedade da qual faz parte, localizando-se e inserindo-se nela, estabelecendo conexões com a realidade mais imediata e aprendendo a olhar horizontes mais amplos (Padrós).

 

Compromisso Ético

  Não ser indiferente ao seu tempo.

  3ª pessoa

 

Lucien Febvre

Amo a História. Se não amasse não seria historiador...Para conhecerem a História virem resolutamente as costas para o passado e antes de mais nada vivam. Envolvam-se na vida...não fechem os olhos ao grande movimento da vida. Não se contentem em presenciar de fora o que acontece no mar em fúria ...arregacem as mangas e vivam intensamente, questionem, duvidem, lutem (...).

 

Não se ensina somente aquilo que se sabe, mas principalmente aquilo que se é.


Jean Jaurés

Nenhum comentário:

Postar um comentário