quarta-feira, 30 de março de 2016

1º bimestre 2º ANO B (VESPERTINO)


2º ANO B (VESPERTINO)

TEORIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA (TEH)
Prof. Jean C. Moreno
 

Universidade Estadual do Norte do Paraná

Centro de Ciências Humanas e da Educação

 

Programa (1º bimestre)

 a) Introdução ao Ensino de História.

b) Concepções teóricas contemporâneas sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem: Piaget, Vygotsky e Ausubel.

 

CRONOGRAMA TEH
(composição da nota bimestral)

 

18/5
Prova
8,0
Ver cronograma
Apresentação
4,0
Ver cronograma
Debate
4,0
Ver cronograma
Relatório
1,0
04/5
PCC
3,0


PROVA

  18/5

  Textos-base

 

¡  BITTENCOURT, C. Aprendizagens em História. In: Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 181-198. (no Gurgos)

 

¡  MORENO, J. C. Pensar a História. Pensar seu Ensino. Curitiba: Faculdades Bagozzi, mimeo, 2004.  (no blog) 

  Conteúdo dos debates

  Conteúdo das aulas expositivas

 

Prova: critérios avaliativos

  Compreensão dos textos.

  Relação dos textos com a situação atual do ensino de História

  Articulação com o que foi debatido em sala.

 

DEBATES GRUPOS

Apresentação e debate

 


Data

Tema

Apresentador

Debatedor

13/4

1. Compreender que os alunos não são como “cera mole”.

Laís

Andressa

27/4

2. As possibilidades e os critérios para selecionar conteúdos.

Gustavo

Giovanna

11/5

3. O diálogo com os avanços da Historiografia.

Reginaldo

Lucas

2º bimestre

4. Um ensino de História impregnado de Sentido e Experiência.

Andressa

Gustavo

2º bimestre

5. Oferecendo uma diversidade didática.

Lucas

Laís

2º bimestre

6. A espiralidade do conhecimento e o Ensino de História.

Giovanna

Reginaldo

 

TEXTOS COMPLEMENTARES

Indicados no blog

E NO GURGOS

 

Critérios para avaliação do debate

  GRUPO APRESENTADOR

  Preparação coletiva.

  Exposição do texto-base de maneira clara e objetiva.

  (ideia central; ideias secundárias, exemplos interessantes).

  Extrapolação: argumentação fundamentada no texto-base, nos textos complementares ou em outras pesquisas.

 

Critérios para avaliação do debate


  GRUPO DEBATEDOR

  Preparação coletiva.

  Comentário ou problematização com base na apresentação dos colegas e nos textos indicados.

  Postura acadêmica.


Relatórios

  Entrega no mesmo dia da apresentação.

  Modelo no Blog e no Gurgos

  Ideia central do texto

  Ideias secundárias

  Exemplos utilizados pelo grupo

  Polêmicas do debate.

 

PCC: análise de uma coleção didática de História (6º ao 9º ano).


  Entrega: 03/5

  1. Referência: nome do livro, autor(es), editora, ano de edição;

  2. Quem é (são) o (s) autor(es) (formação e experiência)?
3. É um livro aprovado pelo PNLD?

  4. Qual é a forma de organização curricular predominante?

  5. O que mais lhes chamou a atenção nesta coleção em um primeiro olhar? (3 parágrafos de um texto bem produzido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário