quinta-feira, 27 de novembro de 2014

LANÇAMENTO





Sinopse
As análises apresentadas pelos artigos que compõem esta coletânea se articulam em torno de um objetivo comum: pensar as culturas políticas, as políticas para a educação e o ensino de História nas décadas de 1930 e 1940. As discussões realizadas partem da premissa que entre o final do século XIX até a década de 1940 a escrita de uma História Pátria ocupou importante papel nas preocupações de intelectuais e políticos brasileiros. Com o recrudescimento do nacionalismo observado após a Revolução de 1930 e, mais especialmente, no Estado Novo (1937-1945), o antigo diagnóstico de que a ausência de sentimento patriótico impunha riscos à unidade nacional se articularia a um amplo projeto político que pretendeu atingir diferentes setores do país, entre eles o educativo. Nesse movimento, a preocupação em se construir e consolidar uma dada consciência nacional colocou a História e seu ensino no centro dos debates das reformas educacionais e permitiu que ela alcançasse relevo em diferentes atividades privilegiadas nas escolas primárias e secundárias. Festas cívicas, associações auxiliares da escola, tais como os jornais escolares e as Ligas Pró-Língua Nacional – que faziam parte do cotidiano de muitas escolas - valorizavam e faziam usos de certos passados, as quais destacavam a importância da língua portuguesa, a riqueza e a grandeza da pátria, os deveres cívicos e patrióticos e as celebrações de datas, heróis e mitos nacionais. A preocupação com a formação do “espírito nacional”, a centralidade da unidade nacional nos discursos, a pretensa homogeneização cultural são chaves de leitura importantes para se compreender as políticas educacionais e o ensino de História no período, e são temas enfrentados pelos autores e autoras que participam desse livro.

SUMÁRIO

Parte I
Cultura política e cultura histórica: história e nacionalismo em debate

História nacional e a construção do “espírito brasileiro” (Santa Catarina – décadas de 1930 e 1940)...............................................19
Cristiani Bereta da Silva

História Pátria, livro didático e cultura histórica............................................43
Luis Reznik

Nação e cultura histórica: a reforma de ensino no Paraná .........................75
Jean Carlos Moreno

Das nacionalidades ao nacionalismo: a disciplina História na política educacional (SC, 1930-1940)........................................93
Clarícia Otto

Formar a alma da criança brasileira: as escolas nas áreas de colonização em Santa Catarina
(décadas de 1930 e 1940).........................................................................121
Luciana Rossato

Parte II
Intelectuais e seus projetos de educação e História

Oswaldo Rodrigues Cabral e uma história de Santa Catharina....................................................................................127
Nucia Alexandra Silva de Oliveira

Políticas educacionais no Estado Novo: o embate entre as propostas educacionais de Gustavo Capanema e Anísio Teixeira...................................................149
Caroline Antunes Martins Alamino

Intelectuais e a nacionalização do ensino em Santa Catarina (1935-1945)................................................171
Flávio Welker Merola Gentil

Nação, língua e ensino: aspectos da nacionalização a partir dos discursos de Carlos Gomes de Oliveira..................................191
Maíra Pires Andrade

Parte III
Impressos, cinema e fontes orais

Memórias de professores em escolas multisseriadas/isoladas na região oeste de Santa Catarina...................... 211
Elison Antonio Paim

Imprensa, política e educação no Sul Catarinense....................................230
João Henrique Zanelatto
Giani Rabelo

Construção da memória histórica para além da sala de aula no Alto Vale do Itajaí-Açu: a imprensa e as festas cívicas (1930-1940) ................................................................246
Geane Kantovitz
Stefanie Schreiber

Cinema educativo e institucional: vozes do nacionalismo na era Vargas (décadas de 1930 e 1940)............................267
Lara Rodrigues Pereira

Formadores da pátria” na Revista de Educação (Santa Catarina, 1936 1937).....................................................................281

Thais Cardozo Favarin


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